Topo

Papa diz que é "triste" ver sacerdotes e bispos" apegados ao dinheiro"

Na Cidade do Vaticano

06/11/2015 09h35

O papa Francisco disse nesta sexta-feira (6) que é "triste" ver que há sacerdotes e bispos "apegados ao dinheiro", e apelou para que "vençam a tentação de uma 'vida dupla'" em sua homilia da missa realizada em sua residência no Vaticano.

O pontífice disparou contra o que qualificou de "carreiristas, apegados ao dinheiro" que prejudicam a igreja em uma homilia na qual falou da figura do apóstolo Paulo, que, ao chegar a Roma, acabou "traído por alguns dos seus".

"O cristão está chamado ao serviço, não a servir-se dos outros", acrescentou o papa segundo o texto de seu discurso distribuído por Rádio Vaticana.

"Também na igreja há desses que, ao invés de servir, de pensar nos outros, de estabelecer os fundamentos, se servem da igreja: os carreiritas, os apegado ao dinheiro. E quantos sacerdotes, bispos, vimos assim. É triste dizer, não?", disse o papa.

As palavras de Francisco foram ditas no dia seguinte da publicação de dois livros com documentos secretos da Santa Sé nos quais aponta irregularidades financeiras no Vaticano e de excessos de despesa cometidos em alguns casos por cardeais.

Concretamente, são oferecidos dados dos apartamentos de alguns deles, como o ex-secretário de Estado Tarsicio Bertone, que vive em uma dessas casas de grande amplitude e cuja reforma custou 300 mil euros.

O Vaticano indicou nesta semana que os documentos contidos nesses livros procedem de relatórios realizados por órgãos da Santa Sé por encomenda do papa em seu plano de reforma interna das instituições vaticanas e que correspondem a uma "fase de trabalho já superada".