Topo

Papa reza durante 20 minutos junto a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe

13/02/2016 23h47

Cidade do México, 13 fev (EFE).- O papa Francisco se recolheu em oração durante 20 minutos perante Nossa Senhora de Guadalupe no chamado "camarim" da basílica mexicana, a pequena sala abobadada onde a imagem da santa é preservada.

Após a missa na basílica de Guadalupe durante sua visita ao México, Francisco quis entrar sozinho no "camarim", onde fica a imagem plasmada na tilma (manta) de San Juan Diego, o indígena para quem Nossa Senhora apareceu.

O papa depositou perante Nossa Senhora um ramo de rosas amarelas e o diadema de prata e ouro que lhe trouxe como dom e permaneceu sozinho, sentado em uma cadeira diante da imagem e no total silêncio, com os olhos fechados e a cabeça baixa ou olhando fixamente para a virgem.

O "camarim" é um lugar na basílica de Guadalupe ao qual muito poucas pessoas podem entrar, mede cerca de nove metros quadrados e conta com fortes medidas de segurança.

A tilma com a imagem protegida por um vidro é conservada nesta sala abobadada e graças a um mecanismo pode girar e ser colocada também no altar principal da basílica.

Assim aconteceu hoje, quando a imagem da Virgem ficou exposta durante toda a missa sobre o altar e depois girou para que o papa pudesse rezar nesta pequena sala.

Os fiéis na basílica puderam observar graças ao vidro transparente os momentos de recolhimento do papa e guardaram um absoluto silêncio durante os 20 minutos que durou sua oração.

Um forte aplauso foi escutado quando o papa terminou suas orações e se levantou.

"Desta vez quero ficar um tempinho a rezar perante Nossa Senhora, vocês me deixam", perguntou aos mexicanos antes de partir de Roma e durante o voo que o levou ao México afirmou que "seu desejo mais profundo" era rezar na frente da imagem.

ccg/ma