Topo

Ferido durante operação, mentor de atentados de Paris é levado a hospital

18/03/2016 16h23

Bruxelas, 18 mar (EFE).- Considerado como mentor dos atentados de Paris em novembro do ano passado, Salah Abdeslam, preso nesta sexta-feira pela polícia da Bélgica, foi levado a um hospital da região de Bruxelas, informou a emissora pública "RTBF".

Abdeslam foi ferido na perna durante uma operação antiterrorista de Molenbeek, na capital belga, após ignorar ordens dadas pela polícia, segundo a "RTBF".

"Nós o pegamos", escreveu no Twitter, o ministro belga para Asilo e Imigração, Theo Francken.

Outra pessoa, cuja identidade é ainda desconhecida, teria sido detida durante a mesma operação e levada a uma delegacia para ser interrogada, de acordo com a emissora pública. Abdeslan será interrogado quando seu estado de saúde permitir.

A imprensa belga diz que há um terceiro suspeito ainda escondido no imóvel onde aconteceu a troca de tiros que acabou ferindo Abdeslam. A operação, que começou por volta das 14h locais (10h em Brasília), seguia em andamento às 19h locais (15h em Brasília).

Sven Mary, um dos melhores advogados de Bruxelas, assumirá a defesa de Abdeslam. A solicitação de representação, segundo confirmou o próprio advogado, foi realizada por pessoas próximas ao acusado de ser o mentor dos atentados de Paris.

As forças de segurança especiais da Bélgica chegaram a lançar granadas durante a operação, que ocorreu na rua Quatre Vents, em Molenbeek.

O primeiro-ministro da Bélgica, Charles Michel, assim que soube das notícias sobre a operação antiterrorista, deixou às pressas a cúpula organizada pela União Europeia (UE) para firmar um acordo sobre a questão dos refugiados com a Turquia.

O líder belga está acompanhado do presidente da França, François Hollande, que também participou do encontro da UE em Bruxelas.