Topo

Deslizamentos de terra deixam centenas de desaparecidos no Sri Lanka

18/05/2016 06h32

Colombo, 18 mai (EFE).- A Cruz Vermelha do Sri Lanka revelou nesta quarta-feira que existe o temor de que centenas de pessoas estejam soterradas pelos deslizamentos de terra ocorridos em três povoados da ilha, devido às fortes chuvas dos últimos dias.

As precipitações causaram 17 mortos nas últimas horas, elevando o número total para 36 mortos e quase 200 mil desalojados, desde que as chuvas que começaram a cair no último sábado.

O diretor da Cruz Vermelha no Sri Lanka, Neville Nanayakkara, relatou para a Agência Efe que o número de mortos pode crescer consideravelmente, pois ainda há centenas de desaparecidos em Aranayake, um município no centro do país.

Os deslizamentos ocorreram entre a tarde e a noite de ontem nas áreas montanhosas de Aranayake e Bulathkohupitiya, na província de Sabaragamuva, no centro do país, disse à Efe o porta-voz do exército do Sri Lanka, Jayanath Jayaweera.

Segundo o porta-voz, as equipes de socorro conseguiram recuperar três corpos até o momento em Bulathkohupitiya, enquanto 16 pessoas permanecem desaparecidas. Já em Aranayake o total de corpos recuperados é de 14.

Nessa última cidade, pelo menos 150 pessoas foram resgatadas com vida e foram transferidas para vários acampamentos.

A Cruz Vermelha divulgou em seu site várias imagens da área do acidente em Aranayake, nas quais é possível ver várias casas cobertas por toneladas de terra e lama.

O exército foi mobilizado nas áreas atingidas pelos deslizamentos de terra, onde continuam os trabalhos de resgate.

As fortes chuvas no Sri Lanka começaram no último sábado e, segundo as autoridades locais, 346.241 pessoas foram afetadas pelas precipitações desde então, das quais 196.254 tiveram que deixar suas casas para serem alojadas em acampamentos.

As chuvas são resultado de uma depressão na baía de Bengala, que gerou fortes chuvas e ventos no centro e no norte do Sri Lanka.