Topo

Menino japonês abandonado em floresta percorreu 10 km e perdeu 2 kg

Yamato passou seis dias sem comer - Hamawake Elementary School/Kyodo News
Yamato passou seis dias sem comer Imagem: Hamawake Elementary School/Kyodo News

Em Tóquio

06/06/2016 07h32

Yamato Tanooka, o menino japonês abandonado por seus pais em uma floresta como castigo, perdeu dois quilos durante os seis dias que permaneceu sozinho e percorreu cerca de dez quilômetros até localizar o hangar militar no qual se refugiou.

A criança de 7 anos, que foi levada de helicóptero ao hospital de Hakodate, em Hokkaido (norte), após ser encontrada na sexta-feira (3), deve receber alta médica na terça-feira (7), informou a agência "Kyodo".

Segundo seu relato, o menor perdeu o sentido da orientação enquanto chorava. Seu pai lhe obrigou a descer do carro em que viajavam e lhe deixou sozinho na floresta como castigo pelo menino lançar pedras em outros carros e pessoas.

O pai de Yamato, criticado no Japão pela dureza do castigo imposto à criança, se desculpou com o filho. "Disse 'Papai fez você passar por uma má experiência. Sinto muito'. O menino então respondeu: 'Você é um bom papai. Te perdoo'", explicou em declarações recolhidas pela imprensa local. "Me equivoquei porque não escutei o que meu pai disse para mim", detalhou o jornal japonês "Sankei Shimbun".

Segundo fontes relacionadas com o caso citadas pela agência "Kyodo", a criança andou na direção contrária à do veículo de seus pais, que voltaram ao local minutos depois e não o encontraram.

A criança ficou em um hangar militar até ser encontrada na sexta-feira e permanece hospitalizada desde então, embora só apresentava sinais leves de desidratação e hipotermia, assim como arranhões em braços e mãos.

Durante os seis dias que passou completamente sozinho nesta região florestosa povoada por ursos e onde a temperatura abaixou até 5ºC, Yamato não comeu, mas pôde beber água porque o refúgio contava com uma torneira.

Ele, que passou o fim de semana desenhando e jogando cartas com sua família, disse ao pai durante uma visita que queria voltar para casa e comer um hambúrguer preparado por sua mãe.

Além das sequelas físicas, as autoridades de Hokkaido pediram na sexta-feira aos serviços sociais que investiguem se a criança sofreu abusos psicológicos por parte de seus progenitores.