Topo

Suposto vídeo do EI mostra destruição de estátuas e múmias de Palmira

Em Beirute

05/07/2016 06h42

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) publicou nesta terça-feira (5) um vídeo no qual mostra a destruição de estátuas e múmias na cidade monumental síria de Palmira, antes que o Exército sírio tomasse o controle da região no mês de março.

Na gravação, cuja autenticidade não pôde ser verificada e que foi divulgada pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), pode ver membros da "hisba", o corpo parapolicial do EI, destruindo com marretas várias estátuas, no que parece ser o museu de Palmira.

Um dos seguidores do EI diz: "Vamos destruir os ídolos em qualquer parte, seja onde for que os vejamos os destruiremos. Não há Deus senão que Alá na terra".

Em outra sequência, várias múmias sentadas no chão de uma rua, que são esmagadas pelas rodas de um caminhão que passa acima delas.

O vídeo acaba com uma explosão na cidadela de Palmira, situada em uma colina nos arredores da cidade.

O EI conquistou Palmira em maio do ano passado e dominou a região até março, quando as forças armadas sírias expulsaram aos jihadistas da zona com a ajuda da aviação russa.

Conhecida por suas ruínas greco-romana, Palmira é um dos seis lugares sírios que figuram na lista do Patrimônio Mundial da Unesco.