Topo

Ex-mulher de autor do massacre de Nice é posta em liberdade

15.jul.2016 - A Torre Eiffel, em Paris, ficou iluminada com as cores da bandeira francesa em homenagem às vítimas - Matthieu Alexandre/ AFP
15.jul.2016 - A Torre Eiffel, em Paris, ficou iluminada com as cores da bandeira francesa em homenagem às vítimas Imagem: Matthieu Alexandre/ AFP

Em Paris

17/07/2016 08h00Atualizada em 17/07/2016 20h40

A ex-mulher do autor do massacre de Nice de quinta-feira (14) foi posta em liberdade neste domingo (17), indicaram os veículos de imprensa franceses, que lembraram que outras seis pessoas do entorno próximo ao tunisiano Mohammed Lahouaiej Bouhlel ainda estão detidas.

A ex-mulher, da mesma forma que o resto dos detidos, foi interrogada pelas forças da ordem francesa em uma delegacia situada a duas ruas do domicílio do terrorista, nessa cidade mediterrânea. A detenção aconteceu na sexta-feira (15) às 11h local (6h em Brasília), no mesmo dia em que foi detido outro homem no marco da mesma investigação.

No sábado (16), em duas intervenções distintas do corpo de operações especiais da Polícia, RAID, e das Brigadas de Investigação e Intervenção (BRI) da polícia, foram detidas outras três pessoas e hoje mais duas foram presas, chegando ao total de sete pessoas.

As forças da ordem chegaram até eles graças ao celular de Lahouaiej, que foi achado na cabine do caminhão frigorífico com o qual penetrou na comemoração, deixando 84 mortes e mais de 300 feridos.

Os investigadores tentam determinar as causas do atentado, que aconteceu durante as celebrações da Festa Nacional francesa de 14 de julho. A Promotoria abriu uma investigação por assassinato e tentativa de assassinato, tentativa de assassinato de pessoas dotadas de autoridade pública (os policiais aos quais disparou) e terrorismo.

Os primeiros interrogatórios apontam que o jovem, de 31 anos e finalmente morto pelas forças da ordem, havia se radicalizado recentemente e muito rápido.