Topo

Exército controla parte antiga de Aleppo após saída de rebeldes

07/12/2016 10h09

Beirute, 7 dez (EFE).- O Exército da Síria e seus aliados tomaram a parte antiga da cidade de Aleppo após a saída dos rebeldes, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos nesta quarta-feira.

A ONG afirmou que ontem à noite os soldados governamentais controlaram os distritos de Aghiour e Bab al-Hadid, na parte antiga e que agora as forças governamentais "penteiam" a área. Segundo o grupo, dezenas de corpos estão espalhados pelo bairro de Al Shaar, controlado pelas autoridades, porque as equipes de resgate e os insurgentes recuados não conseguem retirá-los em meio aos bombardeios.

Atualmente, a artilharia governamental e os aviões e helicópteros militares estão bombardeando os distritos de Al Kalasa e Bustan al-Qasr, de acordo com o Observatório.

A agência de notícias oficial síria, "Sana", apontou que unidades militares "restauraram a segurança e a estabilidade" em Aghiour e Bab al-Hadid, onde garantiram a saída de 200 civis e detiveram "terroristas".

O Observatório, por sua vez, lembrou que ontem os soldados, com a cobertura de bombardeios e disparos de artilharia, retomaram o domínio dos distritos de Al Shaar, Al Muasalat, Sheikh Lotfi, Karm al-Jabal e de partes de Mare'. A "Sana", no entanto, informou que as áreas conquistadas são Karam al Dada, Karam al Qataryi, Al Shaar, Mare' e Sheikh Lotfi.

O Exército e seus aliados começaram uma ofensiva contra os opositores em Aleppo no meio do mês passado e já conseguiram arrebatar mais de 70% do território que eles tinham.