Topo

Esse conteúdo é antigo

Pequim tem 25 novos casos de coronavírus, 4 a mais que ontem

Homem usa spray desinfetante em local de teste para detectar Covid-19 em Pequim -
Homem usa spray desinfetante em local de teste para detectar Covid-19 em Pequim

19/06/2020 02h47

Pequim, 19 jun (EFE).- A Comissão Nacional de Saúde da China reportou 32 novos casos de coronavírus em todo o país nesta quarta-feira, quatro do exterior e 28 locais, incluindo 25 em Pequim, que vive um novo surto há uma semana, devido a uma contaminação em massa no principal mercado da cidade.

A capital chinesa elevou o nível de resposta de emergência pela covid-19 na noite desta quinta, em uma tentativa de conter a disseminação massiva do surto detectado no mercado atacadista de Xinfadi, que até agora causou pelo menos 183 infecções.

A cidade adotou medidas extraordinárias para conter esse ressurgimento e vem testando funcionários em todos os restaurantes, universidades e mercados.

No entanto, o chefe de epidemiologia do Centro Chinês para o Controle e Prevenção de Doenças, Wu Zunyou, garantiu ontem que o surto está sob controle graças às medidas tomadas para contê-lo e que a curva vai se achatar gradualmente.

Segundo o epidemiologista, tais surtos eram previsíveis e poderiam ter aparecido em qualquer lugar, mas Pequim agiu rapidamente para minimizá-los.

Quase seis mil pessoas sob observação

Além dos 25 casos detectados na capital, a China registrou três outras infecções a nível local: duas na província de Hebei, vizinha de Pequim, e uma em Liaoning. Dos quatro casos "importados", três foram reportados no Cantão e o outro na província de Gansu.

A Comissão Nacional de Saúde não relatou novas mortes em todo o país e observou que 227 contatos próximos de pessoas contaminadas anteriormente foram liberados da observação médica, embora ainda haja 5.856 pessoas nessa situação.

O total de casos ativos na China é de 293, 13 deles em estado grave, dos 83.325 notificados desde o início da pandemia. O número de óbitos por covid-19 continua em 4.634.

Em relação aos casos assintomáticos, que a China não conta como confirmados, foram registradas cinco novas infecções, sendo duas delas em Pequim. Há ainda 110 pessoas nessa situação sob observação médica, 60 dos quais provenientes de outros países.