Topo

Violência em Ramadi, no Iraque, já causou a fuga de 40,6 mil pessoas da cidade

Sami Jawad/Xinhua
Imagem: Sami Jawad/Xinhua

Edgard Júnior

Da Rádio ONU, em Nova York

19/05/2015 16h57

Organização Internacional para Migrações informou que maioria está espalhada no Estado de Anbar, no Iraque; Programa Mundial de Alimentos conseguiu levar comida para mais de 10 mil pessoas deslocadas na região

A OIM (Organização Internacional para Migrações) afirmou que o número de deslocados internos por causa da violência em Ramadi, no Iraque, chegou a 40,6 mil neste mês. Em abril, as agências da ONU calculam que 130 mil pessoas tenham fugido da cidade.

Segundo a OIM, a maioria está espalhada pelo Estado de Anbar. Ao fugirem de Ramadi, as pessoas seguem para três cidades da região, Al-Amirya, Al Madina e Al-Habbaniya.

Ajuda Humanitária

Agências da ONU e parceiros estão fornecendo ajuda humanitária que inclui tendas, água, produtos de higiene e outros materiais não perecíveis.

O PMA (Programa Mundial de Alimentos) informou que conseguiu levar comida para mais de 10 mil deslocados internos na região. Um carregamento suficiente para alimentar 25 mil pessoas chegou esta terça-feira (19) em Habbaniya.

Mas a agência da ONU alertou que por motivos de segurança, as equipes não conseguiram entrar em Khalidiya.

O Fundo da ONU para a Infância e a OIM planejam distribuir mais de 40 mil kits de ajuda humanitária até o fim deste mês em Anbar, Bagdá e Salahaddin.

Desde o início da crise em janeiro do ano passado, a OIM já distribuiu 12 mil tendas e 112 mil suprimentos humanitários para a população local e deslocados internos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) enviou equipes de saúde e ambulâncias para as regiões onde os deslocados estão seguindo.