Topo

Catalães formam corrente humana para pressionar por independência

11/09/2013 16h58

BARCELONA, 11 Set (Reuters) - Centenas de milhares de catalães deram as mãos para formar uma corrente humana de 400 quilômetros ao redor da região, nesta quarta-feira, para pressionar o governo espanhol a autorizá-los a votar sobre a independência e a formação de seu próprio país.

Manifestantes vestidos com camisetas amarelas e envoltos por faixas separatistas em azul, vermelho e amarelo levantaram as mãos dadas através de cidades e estradas rurais, e pularam e cantaram em comemoração quando conseguiram completar a corrente humana.

"Queremos um referendo para ver se a maioria apoia a independência. O problema é que a Espanha não vai ouvir. Nossa única esperança... é que a Europa e o resto do mundo coloquem pressão no governo espanhol", disse Ester Sarramona, uma funcionária pública de 39 anos.

Ester, o marido e os filhos participaram da corrente bem no centro de Barcelona, a capital da Catalunha. Como muitos outros catalães, eles consideram que a região é tratada de forma injusta a respeito de questões tributárias e culturais, como o idioma local, apesar de terem considerável autonomia governamental.

Uma recessão profunda e cortes nos gastos públicos na Catalunha, uma rica região industrial no nordeste do país que representa 20 por cento da produção econômica espanhola, aumentaram o descontentamento dos catalães com o governo espanhol sediado em Madri.

Pesquisas mostraram que o apoio à independência da região cresceu bastante na Catalunha, chegando a 50 por cento.

A campanha separatista na região, que possui 7,5 milhões de pessoas, também tornou-se uma dor de cabeça para o premiê espanhol, Mariano Rajoy, que ainda enfrenta um escândalo de corrupção e luta para tirar a Espanha da recessão.

(Por Julien Toyer)