Após inundação, Colorado teme vazamento em poços de gás e petróleo
NOVA YORK, 18 Set (Reuters) - A água contaminada que vaza de poços de exploração de gás e petróleo em áreas inundadas no Estado norte-americano do Colorado está novamente chamando a atenção para os riscos ambientais que cercam a pujante atividade conhecida como fracionamento hídrico.
As enchentes que mataram oito pessoas e deixaram milhares de desabrigados no centro-norte do Colorado também movimentaram tanques onde é armazenada a água contaminada usada no processo de faturamento hidráulico.
Esse processo consiste em injetar uma solução à base de água entre rochas, liberando os hidrocarbonetos retidos nas suas fissuras.
O impacto causado pelos vazamentos ainda não foi avaliado, mas grupos ambientais manifestam preocupação com a contaminação da água das enchentes por fluidos usados na atividade.
Fertilizantes e pesticidas liberados nas áreas agrícolas também constituem uma ameaça.
A empresa avaliadora de desastres Eqecat estimou que as perdas totais em danos à propriedade residencial e no custo de vida após as recentes inundações irão beirar 900 milhões de dólares, com o prejuízo de bens comerciais e governamentais podendo chegar a 1 bilhão de dólares.
(Por Edward McAllister e Selam Gebrekidan, com reportagem adicional de Keith Coffman, no Condado Weld)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.