Topo

Jovens incendeiam igreja e se rebelam no Quênia após assassinato de imã

04/10/2013 13h06

Por Joseph Akwiri

MOMBASA, Quênia, 4 Out (Reuters) - Jovens muçulmanos colocaram fogo em uma igreja, queimaram pneus e entraram em confronto com a polícia em Mombasa, principal cidade portuária do Quênia, nesta sexta-feira, depois da morte de um clérigo islâmico que, segundo seus seguidores, foi assassinado pelas forças de segurança.

A morte do xeique Ibrahim Omar provocou tensões religiosas no centro comercial e turístico na maior economia do leste da África, duas semanas depois que militantes muçulmanos mataram ao menos 67 pessoas em um ataque contra o shopping center Westgate em Nairóbi.

O imã foi morto a tiros em Mombasa na noite de quinta-feira, disse a polícia. Ele pregava em uma mesquita que no passado esteve ligada aos islamistas somali da al Shabaab, que reivindicaram a autoria pelo ataque ao shopping center.

Omar foi encontrado morto em um carro atingido por mais de uma dezena de tiros, mostraram imagens da televisão.

Jovens incendiaram uma igreja do Exército da Salvação e bloquearam temporariamente a principal estrada para a cidade, disse uma testemunha da Reuters.

A polícia queniana, equipada para conter rebeliões, disparou tiros e gás lacrimogêneo para dispersar a multidão.

O pior do confronto com a polícia aconteceu no bairro de Saba Saba de Mombasa, onde os lojistas fecharam suas lojas e os moradores fugiram em busca de segurança.

"Estamos tentando lidar com alguns jovens que começaram a causar problemas na cidade", disse Robert Kitur, chefe da polícia do condado de Mombasa, à Reuters. "São poucos. Vamos contê-los".

(Reportagem adicional de Drazen Jorgic e Richard Lough, em Nairóbi)