Topo

Novos casos de H7N9 na China "indicam potencial epidemia de inverno"

24/10/2013 20h46

LONDRES, 24 Out (Reuters) - Casos recentes de seres humanos contaminados com uma nova cepa mortal da gripe aviária no leste da China sinalizam o potencial para "uma nova onda de epidemia" da doença nos próximos meses de inverno, disseram cientistas nesta quinta-feira.

A variedade, conhecida como H7N9, surgiu pela primeira vez em humanos no início deste ano e matou cerca de 45 das 135 pessoas infectadas antes de parecer ter desaparecido da China durante o verão.

Mas um novo caso em outubro, em um homem de 35 anos, na província de Zhejiang, mostrou que o vírus "ressurgiu no inverno de 2013" e "indica um possível risco de um surto maior de H7N9 neste inverno", de acordo com pesquisadores chineses.

Especialistas em gripe ao redor do mundo vêm alertando que, apesar da queda de casos durante os meses de verão, a ameaça representada pelo H7N9 ainda não passou.

O virologista baseado no Centro Médico Erasmus, Ab Osterhaus, vem acompanhando o vírus e disse à Reuters no início deste mês: "Nós estamos nos preparando para o que vai acontecer a seguir."

A primeira análise científica da provável transmissão da nova gripe de pessoa para pessoa, publicada no British Medical Journal em agosto, deu a prova mais forte de que a doença é contagiosa entre pessoas e que, portanto, há um potencial de causar uma pandemia humana.

(Reportagem de Kate Kelland)