China procura diretor de cinema suspeito de violar a política de filho único
PEQUIM, 20 Nov (Reuters) - Autoridades não conseguiram localizar Zhang Yimou, um dos mais conhecidos diretores de cinema da China, para investigar acusações de que ele teria quebrado a política de filho único vigente no país, disse a agência de notícias estatal Xinhua, nesta quarta-feira.
Em maio, reportagens publicaram que Zhang, que impressionou o mundo com sua cerimônia nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, tinha pelo menos sete crianças e poderia ser obrigado a pagar uma multa de 160 milhões de iuanes (26,3 milhões de dólares).
As autoridades de planejamento familiar afirmaram ter enviado uma dúzia de cartas ao Beijing Film Group e ao Guangxi Film Group em busca do diretor, de acordo com o veículo estatal.
Zhang, outrora o "bad boy" do cinema chinês, cujos filmes foram banidos no país apesar de serem populares no mundo, virou queridinho do Partido Comunista Chinês, apesar de ser um assunto dos tablóides por manter supostos encontros com suas atrizes.
O governo disse na última semana que irá permitir que casais tenham um segundo filho caso um dos pais seja filho único. Foi a maior demonstração de relaxamento das políticas de controle populacional em quase três décadas.
(Reportagem de Sui-Lee Wee)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.