Topo

Caixas-pretas revelam que turbinas de avião de Taiwan falharam

Em Taipé

06/02/2015 07h20Atualizada em 06/02/2015 07h57

As turbinas do avião da TransAsia que caiu em um rio de Taipé matando 35 pessoas não conseguiram gerar força suficiente para as hélices após a decolagem, disseram autoridades nesta quinta-feira (6), revelando tentativas do piloto de desligar e reiniciar uma turbina.

O voo GE235 levava 58 passageiros e tripulantes quando o avião adernou entre prédios, bateu com uma das asas em um viaduto e então caiu de cabeça para baixo em um rio de águas rasas, na quarta-feira. Quinze pessoas sobreviveram.

Os dados das caixas-pretas de dados e voz do avião bimotor mostraram que problemas com o motor direito foram seguidos por problemas no esquerdo, e que o avião emitiu cinco alertas antes de cair no centro de Taipé, disseram a jornalistas funcionários do Conselho de Segurança na Aviação.

O motor da direita primeiro entrou em um estado chamado de "auto-feather", no qual reduz sua potência para a hélice, de acordo com o diretor-gerente do conselho, Thomas Wang.

A tripulação então reduziu a aceleração no motor esquerdo e tentou reiniciá-lo, mas não conseguiu a força necessária. Ele não deu um motivo para a falha.