Topo

Costa nordeste da Austrália se prepara para ciclones devastadores

19/02/2015 21h01

Por Jane Wardell

SYDNEY (Reuters) - Autoridades australianas começaram a retirar com urgência milhares de moradores de suas casas e a advertir outras dezenas de milhares a se abrigar no subsolo na sexta-feira (horário local) devido à aproximação de um ciclone potencialmente destruidor na costa nordeste da Austrália.

O ciclone Marcia ganhou força durante a noite e atingiu a categoria 5, a mais alta. O fenômeno deve atravessar a costa nordeste de Queensland em questão de horas, com ventos de até 285 quilômetros por hora, de acordo com a Agência de Meteorologia australiana.

"Ao longo das próximas 24 horas, os Queenslanders estão prestes a passar por uma experiência angustiante e assustadora", disse a governadora do Estado de Queensland, Annastacia Palaszczuk, a repórteres em entrevista coletiva de emergência em Brisbane. "Agora estamos muito preocupados com a segurança das pessoas."

O ciclone deve provocar chuvas torrenciais, inundações, ondas gigantes e ventos devastadores.

Os serviços de emergência estavam correndo contra o tempo para esvaziar quase 1.000 casas no caminho direto da tempestade, mas alertaram outros moradores que já era tarde demais para sair e que o melhor era ir para o subsolo de suas casas, uma opção mais segura.

"Temos uma pequena janela de tempo para fazer nossas inspeções", disse o comissário de polícia de Queensland, Ian Stewart. "Vai ser uma calamidade."

A tempestade deve atingir a costa perto da cidade de Yeppoon, onde moram 16.000 pessoas. Depois de passar por áreas baixas perto do litoral, a previsão é que enfraqueça para categoria 3 antes de atingir Rockhampton, lar de cerca de 75.000 habitantes.

Moradores em Yeppoon estão sendo retirados, enquanto os residentes de Rockhampton foram aconselhados a ficar dentro de casa.

O ciclone Marcia deve atingir a terra firme 125 quilômetros ao norte de Boyne Island, em Queensland, onde a mineradora Rio Tinto opera a maior usina de fundição de alumínio da Austrália.

Um ciclone separado tocou a terra no remoto Northern Territory na manhã de sexta-feira. O ciclone Lam, de categoria 4, com rajadas de vento de mais de 250 quilômetros por hora, está se movendo a sudoeste e avançando rumo ao interior.