Palestinos intensificam segurança na Cisjordânia, anuncia polícia
RAMALLAH, Cisjordânia (Reuters) - A polícia palestina anunciou nesta quarta-feira que estendeu o seu controle de segurança em algumas partes da Cisjordânia ocupada depois de um acordo com Israel, lançando patrulhas armadas pela primeira vez em cidades perto de Jerusalém.
O porta-voz da polícia palestina, Louy Izriqat, disse que 90 policiais foram mobilizados em Abu Dis, A-Ram e Biddu, cidades que estavam em grande parte sob controle de segurança israelense desde um acordo de paz interino de 1993.
Subsequentes negociações entre os dois lados não conseguiram garantir um acordo duradouro, mas avanços menores foram feitos à margem da agora extinta negociação mediada pelos Estados Unidos, incluindo a expansão da autoridade da polícia palestina em algumas áreas.
"Um antigo acordo está sendo implementado hoje", disse Izriqat à Reuters, acrescentando que os policiais, armados com fuzis e pistolas, serão principalmente responsáveis pelo combate à criminalidade.
Não ficou imediatamente claro por que o acordo foi trazido à tona, e autoridades israelenses não comentaram o assunto de imediato.
A polícia palestina tem patrulhado outras partes da Cisjordânia, território que Israel capturou na guerra de 1967, mas em grande parte em áreas sob o controle direto da Autoridade Palestina), como Ramallah e Belém.
Bairros palestinos próximos a Jerusalém, que Israel declarou unilateralmente sua capital indivisível, têm estado principalmente sob o controle das forças israelenses.
(Reportagem de Ali Sawafta e Nidal al-Mughrabi)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.