Topo

Recursos de emergência para o Nepal estão demorando a chegar, diz ONU

OLIVIA HARRIS
Imagem: OLIVIA HARRIS

07/05/2015 13h20

Por Krista Mahr

KATMANDU,  (Reuters) - Só uma fração dos fundos de emergência que a Organização das Nações Unidas (ONU) solicitou para as vítimas do terremoto do Nepal chegou, disseram autoridades da ONU nesta quinta-feira, já que crises em todo o mundo têm exigido ajuda de doadores internacionais como nunca antes.

Dos 415 milhões de dólares requisitados pela ONU e seus parceiros na semana passada, só 22,4 milhões foram fornecidos.

“É uma reação muito ruim”, disse Orla Fagan, porta-voz do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, à Reuters nesta quinta-feira.

Fagan atribuiu a escassez à “fadiga dos doadores”, citando mais de uma dúzia de crises mundiais de longa duração, como os conflitos na Síria e no Iraque, que também impõem exigências aos países colaboradores.

O tremor de magnitude 7,8 que atingiu o noroeste de Katmandu, capital do Nepal, no dia 25 de abril matou pelo menos 7.759 pessoas, deixou mais de 16 mil feridos e destruiu mais de 300 mil casas.

Quase duas semanas após o terremoto, as agências de ajuda humanitária ainda estão tentando identificar áreas remotas que não receberam socorro, e é cada vez maior a pressão para que se encontrem as pessoas antes da chegada da monção anual nas próximas semanas.

Os suprimentos de ajuda estão escassos em todo o país, afirmou a ONU, apesar de semana passada terem sido tantos que congestionaram o único aeroporto internacional do país em Katmandu.

(Reportagem adicional de Frank Jack Daniel, Ross Adkin e Gopal Sharma em Katmandu)