Topo

Explosão de bomba mata 50 pessoas em mercado na Nigéria

Jossy Ola/AP
Imagem: Jossy Ola/AP

Em Maiduguri

02/06/2015 11h42

A explosão de uma bomba atingiu um mercado de carnes lotado na cidade nigeriana de Maiduguri nesta terça-feira (2), matando até 50 pessoas, disseram uma testemunha e uma fonte hospitalar à Reuters.

A bomba, que estava escondida debaixo de um balcão do açougueiro do mercado, foi detonada por volta das 13h (horário local), matando clientes e turistas, de acordo com uma fonte militar.

Ninguém reivindicou a responsabilidade pela explosão mais recente, que aconteceu após dois ataques a bomba durante o fim de semana, que mataram pelo menos 30 pessoas e continham as marcas do grupo militante islâmico Boko Haram.

O grupo, que o novo presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, prometeu combater, matou milhares de pessoas e deslocou cerca de 1,5 milhão em sua tentativa de estabelecer um califado islâmico no país africano.

Lawal Kawu, paramédico, disse que 31 corpos carbonizados foram levados para um hospital em Maiduguri, e outras pessoas sofreram ferimentos graves.

O grupo está mostrando a retomada de suas táticas de guerrilha desde que perdeu o território conquistado em 2014, após ofensivas de tropas do Chade, Nigéria e Níger nos últimos meses. O grupo mantém um último reduto na reserva florestal de Sambisa.