Topo

Nações do sudeste asiático pedem fim de avanços da China sobre águas em disputa

04/08/2015 11h37

Por Amy Sawitta Lefevre e Trinna Leong

KUALA LUMPUR (Reuters) - Países do sudeste asiático apoiaram nesta terça-feira um chamado dos Estados Unidos pela suspensão de reivindicações de território no Mar do Sul da China, numa demonstração da tensão na região por causa da contínua expansão de ações do governo da China em ilhas sob disputa.

A China diz que não quer que a questão seja levantada na reunião desta semana de chanceleres da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), em Kuala Lumpur. Mas o ministro das Relações Exteriores da Malásia, Anifah Amanm, afirmou que os países membros concordaram que "o exercício de autocontenção na realização de atividades que complicariam ou elevariam a tensão tem que ser reforçado" no Mar do Sul da China.

O ministro de Relações Exteriores das Filipinas, Albert Del Rosario, acusou a China de realizar "atividades de apropriação em massa" nas águas disputadas.

"Nós não vemos nenhuma redução nas atividades unilaterais e agressivas de nosso vizinho do norte no Mar do Sul da China", disse ele em uma reunião na capital da Malásia. "As atividades de apropriação... minaram a paz, a segurança e a estabilidade no Mar do Sul da China", afirmou, pedindo aos países do sudeste asiático que resolvam a questão com a China.

Nem a China nem os Estados Unidos são membros da Asean, mas ambos estarão representados durante vários dias de negociações. O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, estará em Kuala Lumpur na quarta e na quinta-feira.

"As Filipinas apoiam plenamente e vão promover ativamente o chamado dos Estados Unidos sobre as 'três interrupções': interrupção da apropriação, interrupção das obras e interrupção das ações agressivas que aumentariam ainda mais as tensões", disse Del Rosario em comunicado. "Vamos nos comprometer somente se a China e outros Estados com reivindicações concordarem com o mesmo."

A China reivindica a maior parte do Mar do Sul da China, pelo qual passam cerca de 5 trilhões de dólares em mercadorias transportadas por navios a cada ano. Filipinas, Vietnã, Malásia, Taiwan e Brunei têm reivindicações que se sobrepõem às dos chineses.

A China não deu nenhum sinal de que paralisará a construção de ilhas artificiais em áreas disputadas. Além disso, o país acusa os Estados Unidos de militarizarem o Mar do Sul da China, ao realizarem patrulhamentos e exercícios militares conjuntos. Já o governo norte-americano pede a interrupção da construção de ilhas artificiais na região.