Topo

Cosmonautas completam tarefas fora da Estação Espacial Internacional

10/08/2015 19h05

MOSCOU (Reuters) - Dois cosmonautas russos começaram sua semana de trabalho nesta segunda-feira limpando as janelas da Estação Espacial Internacional flutuando 400 quilômetros acima da superfície da Terra.

O comandante da estação, Gennady Padalka, e o engenheiro de voo, Mikhail Kornienko, fecharam a porta do módulo Pirs da estação às 16h51 (horário de Brasília), completando a caminhada espacial de quase seis horas para instalar novos equipamentos e realizar tarefas de manutenção.

Os cosmonautas encerraram a expedição 30 minutos antes do previsto, depois de rapidamente completarem sua primeira tarefa, instalar equipamento para ajudar a tripulação a manobrar fora da estação.

Eles, então, completaram a manutenção em vários experimentos, fotografaram a parte russa da estação e limparam uma janela de alçapão para remover poeira deixada pelo exaustor de aeronaves visitantes.

"Eles desenvolveram um kit de limpeza com duas esponjas com hastes nelas", disse o especialista Devan Bolch em um vídeo da Nasa publicado antes do passeio no espaço. "É semelhante a algo que você utilizaria nos faróis de seu carro quando ficam embaçados, para limpá-los."

A expedição é a quarta caminhada espacial deste ano e a décima de Padalka, que passou mais tempo no espaço do que qualquer outro humano. Esta é a segunda vez de Kornienko fora da estação, um laboratório de pesquisa de 100 bilhões de dólares pertencido e operado por 15 nações parceiras.

(Reportagem de Jack Stubbs)