Topo

Túnel no quintal de casa em Jerusalém seria para assalto, diz polícia

31/08/2015 09h57

JERUSALÉM (Reuters) - Um túnel descoberto no quintal da casa de uma idosa em um bairro palestino em Jerusalém Oriental, a parte árabe da cidade, pode ter sido parte do plano de uma quadrilha para assaltar um museu ou banco nas proximidades, informou a polícia.

O buraco de 30 metros de profundidade foi escavado nos últimos meses por homens que se apresentavam como trabalhadores municipais enviados para reparar um vazamento de água, disse a porta-voz da polícia israelense Luba Samri.

O quintal da mulher fica ao lado do Museu Arqueológico Rockefeller, que guarda antiguidades como uma estátua de 9.000 anos de idade de Jericó e joias de ouro da Idade do Bronze, bem como um banco que será inaugurado em breve.

"Este é o trabalho de um grupo criminoso que queria ter acesso a algum lugar, seja o museu ou o banco, isso ainda está sendo verificado", disse a porta-voz.

A polícia israelense, que recebeu de um vizinho informações sobre o túnel, ainda não efetuou prisões e não considera a mulher suspeita, disse Luba, observando que os escavadores falavam árabe e poderiam ser palestinos.

Túneis secretos são um fenômeno que preocupa os israelenses por causa de seu uso pelos combatentes do Hamas para incursões transfronteiriças que causaram mortes durante a guerra de Gaza no ano passado. Mas Samri disse que não havia "nada nacionalista" por trás desse túnel em particular.

O Museu de Israel e a Autoridade de Antiguidades de Israel, que partilham a responsabilidade pelo Museu Arqueológico Rockefeller, não comentaram de imediato, nem o Banco Hapoalim, que estava para abrir uma filial no local.