Topo

Manifestantes se enfrentam em Caracas à espera de veredicto sobre opositor

Reuters
Imagem: Reuters

Alexandra Ulmer e Carlos García

Em Caracas

10/09/2015 18h50

Apoiadores do governo da Venezuela e do líder oposicionista Leopoldo López se enfrentaram nesta quinta-feira em frente ao Palácio de Justiça, em Caracas, onde ocorria a última sessão de seu julgamento.

Vários manifestantes de oposição ficaram feridos após o enfrentamento com centenas de simpatizantes do governo que os atacaram com paus e pedras. O partido de oposição Vontade Popular, ao qual pertence López, disse que um de seus apoiadores morreu de infarto durante a confusão.

"Morre nosso ativista Horacio Blanco após sofrer um infarto em meio à emboscada executada por arruaceiros do regime", disse o partido em sua conta no Twitter.

Blanco morreu enquanto era atendido após desmaiar durante o confronto, disse a coalizão de partidos oposicionistas Mesa de Unidade Democrática (MUD) em comunicado. Um correspondente da rede norte-americana Telemundo e outros cidadãos também ficaram feridos.

Após os primeiros embates, alguns opositores fugiram e outros se refugiaram em lojas próximas. A MUD culpou a Guarda Nacional de ser leniente no caso.

López está detido em uma prisão militar nos arredores de Caracas desde fevereiro do ano passado, acusado de incitar protestos contra o governo que resultaram na morte de 43 pessoas nos primeiros meses de 2014.