Topo

Líder da Síria diz que só compartilhará informações com França mediante nova postura

John Irish

Em Paris

17/11/2015 16h39

A Síria só compartilhará informações de inteligência com a França se Paris alterar sua política para a região, afirmou o presidente sírio, Bashar al-Assad, em uma entrevista à revista francesa "Valeurs Actuelles".

"Se o governo francês não foi sério em sua luta contra o terrorismo, não perderemos nosso tempo colaborando com um país, governo ou uma instituição que apoia o terrorismo", disse ele durante a conversa, realizada um dia após os atentados fatais na capital francesa.

"Primeiro você tem que mudar a política de forma que seja baseada em um critério, ser parte de uma aliança que reúna países que somente combatem o terrorismo, e não o apoiam".

Assad, que enfrenta uma insurgência de várias frentes contra seu governo, repetiu sempre ter dito que está disposto a ser parte de uma coalizão internacional contra o terrorismo e que cabe aos sírios decidirem seu futuro nas urnas.

A França clamou por uma aliança global contra o Estado Islâmico, que assumiu a autoria dos ataques em Paris e controla territórios na Síria e no Iraque.

Minutos de terror: confira cronologia dos ataques em Paris

New York Times