Topo

Ataques palestinos deixam 5 mortos em Tel Aviv e Cisjordânia, diz Israel

Jeffrey Heller e Ori Lewis

Em Jerusalém

19/11/2015 18h52

Um palestino matou a facadas duas pessoas num edifício comercial em Tel Aviv, e três outras foram mortas num ataque na Cisjordânia ocupada nesta quinta-feira (19), segundo a polícia e o Exército de Israel.

No mais recente ataque, perto do assentamento de Gush Etzion, na Cisjordânia, um comandante policial afirmou que um palestino dirigiu pelo acostamento da rua principal e disparou contra o tráfego lento, matando três pessoas e deixando outras feridas.

O porta-voz da polícia, Micky Rosenfeld, declarou que o carro do agressor parou ao bater contra outro veículo, e o motorista foi preso. Ele disse que um cidadão norte-americano foi um dos mortos. Os outros eram um palestino e um israelense.

Pelo menos sete outras pessoas ficaram feridas, segundo uma fonte médica. O ataque aumentou para 18 o número de israelenses e outros que morreram, junto com 80 palestinos, na onda de violência das últimas sete semanas.

No ataque em Tel Aviv, uma porta-voz da polícia afirmou que o agressor que atacou fiéis reunidos para as orações da tarde numa loja que vende produtos religiosos judaicos foi detido, e uma terceira pessoa ficou ferida.

A polícia afirma que 49 dos 80 palestinos mortos nas últimas semanas morreram nas cenas de ataques contra israelenses, e a maioria do restante morreu em protestos violentos na Cisjordânia ocupada e perto da fronteira com Gaza.

A alegação palestina de que Israel tenta mudar o status quo religioso de um lugar sagrado em Jerusalém tem em parte alimentado a violência (Reportagem adicional de Maayan Lubell, Nidal al-Mughrabi e Ali Sawafta)