Topo

Tropas israelenses matam 3 palestinos em conflitos na Cisjordânia e em Gaza

11/12/2015 15h44

HEBRON, Cisjordânia (Reuters) - O Exército israelense matou um palestino que os militares disseram ter tentado lançar o carro contra seus soldados perto de Hebron nesta sexta-feira, e médicos afirmaram que outro palestino foi morto a tiros por forças de Israel durante uma manifestação violenta na conflituosa cidade da Cisjordânia.

Uma série de esfaqueamentos, tiros e atropelamentos realizados por palestinos matou 19 israelenses e um cidadão norte-americano no início de outubro. Forças israelenses mataram 109 palestinos, cerca de dois terços dos quais o Exército identificou como agressores.

A violência se disseminou para a Faixa de Gaza, controlada pelo grupo islâmico Hamas, onde palestinos se reuniram em massa na fronteira cercada com Israel nesta sexta-feira, atirando pedras contra os soldados mais além. Disparos do Exército mataram um palestino de 38 anos e deixaram cinco feridos, declararam médicos de Gaza.

Os palestinos estão frustrados com o fracasso dos já antigos esforços de paz com Israel e com a ocupação de 48 anos da Cisjordânia, e muitos simpatizam com os clamores do Hamas pela destruição do Estado judeu.

A matança também vem sendo alimentada pela revolta dos muçulmanos com o aumento da frequentação de israelenses ao complexo da mesquita de Al Aqsa, em Jerusalém, que muitos judeus reverenciam por conter vestígios de seus templos bíblicos.

(Reportagem de Ali Sawafta, Nidal al-Mughrabi e Luke Baker)