Topo

Ministro busca investidores para setor de petróleo e gás em viagem à Índia e Irã

05/12/2016 18h45

SÃO PAULO (Reuters) - O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, viajou à Índia e ao Irã em missão para atrair investidores do setor de petróleo e gás natural para o Brasil, segundo comunicado divulgado pelo ministério.

Nesta segunda-feira, o ministro participou da cerimônia de abertura de uma feira do setor em Nova Délhi, na Índia, presidida pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e com a presença de ministros de Energia e Petróleo de outros países, como Afeganistão, Nigéria, Catar, entre outros.

Durante sua fala, o ministro abordou a mudança na Lei de Partilha, que tira da Petrobras a obrigação de ser operadora única do pré-sal, e destacou que o governo tem promovido políticas para garantir investimentos.

O Brasil deverá realizar três leilões de áreas de petróleo e gás em 2017, sendo um deles envolvendo blocos no pré-sal.

Coelho Filho ainda se reuniu com o ministro do Petróleo & Gás Natural do país, Dharmendra Pradham, e discutiu formas de ampliar os investimentos de companhias indianas no setor energético do Brasil, segundo a nota do ministério.

Antes da passagem pela Índia, Coelho Filho havia estado no Irã, onde se reuniu com os ministros das Finanças, Ali Tayyebnia e do Petróleo, Biajn Zangeneh, para buscar oportunidades de investimento para os dois países.

(Por Laís Martins; edição de Roberto Samora)