Topo

Deputado "convidado" a depor na CPI do Cachoeira diz estar "tranquilo"

Yvna Sousa

Em Brasília

03/09/2012 17h40

O deputado federal Carlos Alberto Lereia (PSDB-GO), "convidado" pela CPI para explicar sua relação com Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, disse nesta segunda-feira (3) estar "tranquilo" com seu depoimento. Ele comparece à CPI na terça (4), às 10h15.

O parlamentar afirmou que não deve apresentar documentos e disse que não preparou um discurso. "Vou falar de com acordo com o que eles perguntarem, vocês vão ver lá [na sessão]", declarou. "Eu fui convidado porque meu nome foi citado em uma gravação. E, em cima disso, vou responder a tudo, sem problemas."

O requerimento para que Lereia comparecesse à CPI foi aprovado há duas semanas, quando os parlamentares aliviaram o pedido e trocaram a convocação por um "convite". O deputado é suspeito de ter recebido dinheiro de Carlinhos Cachoeira e ser seu sócio em um terreno. Em entrevistas, ele admitiu conhecer o contraventor, mas disse que mantém apenas relação de amizade com Cachoeira.

Uma comissão de sindicância formada na Câmara julgou a denúncia procedente e decidiu encaminhá-la para a Comissão de Ética da Casa, que, no entanto, ainda não começou a avaliar o caso porque é necessária uma reunião da Mesa Diretora para encaminhar o processo. A Comissão de Ética é que decide se arquiva ou dá seguimento ao processo Contra Carlos Alberto Lereia por quebra de decoro parlamentar.

Também para amanhã está previsto o depoimento de André Teixeira Jorge, que é ex-funcionário da farmacêutica Vitapan e da construtora Delta. Segundo a Polícia Federal (PF), as empresas eram utilizadas por Cachoeira para lavagem de dinheiro e captação de recursos públicos.

Em áudios interceptados pela PF, fica claro que André era uma espécie de "faz-tudo" e recebia ordens do contraventor, do ex-diretor da Delta no Centro-Oeste Cláudio Abreu e de outras pessoas ligadas ao grupo.