Topo

Prefeito de São Bernardo diz que Mercadante e Padilha são favoritos no PT para 2014

27/02/2013 15h43

Cotado para concorrer ao governo de São Paulo em 2014, o prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Luiz Marinho (PT), descartou candidatar-se e apontou como os nomes do partido para a disputa os ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e da Saúde, Alexandre Padilha.

"Hoje, está entre Mercadante e Padilha. Ou, com muito esforço, um terceiro nome a ser construído", afirmou nesta quarta-feira, durante a comemoração dos 30 anos da CUT (Central Única dos Trabalhadores), entidade da qual foi presidente.

A declaração exclui outros pretendentes, como os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Cultura, Marta Suplicy, além do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que tem o nome cogitado como forma de apresentar algo novo na eleição paulista. Estratégia parecida com a que levou à vitória de Fernando Haddad na capital.

Marinho, que está no segundo mandato à frente da prefeitura, disse que é carta fora do baralho em 2014 e que cumprirá os quatro anos na prefeitura, "a não ser que Deus me convoque para outros patamares". "Nesse caso, Deus não é o Lula", brincou.

O prefeito não descartou que o PT entregue a cabeça de chapa em São Paulo para outro partido, como o PMDB, caso essa seja a única saída para manter o partido na aliança da presidente Dilma Rousseff, mas disse que o natural é ter um candidato petista. "O que vamos buscar construir é um candidato do PT, com a possibilidade de composição para o Senado ou a vice", afirmou.