Quem são os pré-candidatos a prefeito do Rio de Janeiro nas Eleições 2024?

Por UOL

O Rio de Janeiro soma dez pré-candidatos até o momento para as Eleições 2024, que vão acontecer no dia 6 de outubro.

microgen/Getty Images/iStockphoto

As legendas terão até o dia 15 de agosto para registrar os nomes da Justiça Eleitoral. Atual prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD) pretende tentar a reeleição.

Divulgação/TSE

Em caso de necessidade de segundo turno, o pleito acontecerá em 27 de outubro (último domingo do mês). A seguir, veja quem pode ser candidato, em ordem alfabética:

iStock

Alexandre Ramagem (PL)

O deputado federal foi eleito em 2022 após somar 59.170 votos. Ele é aliado de Jair Bolsonaro (PL) e foi nomeado chefe da Abin na gestão do ex-presidente. Ramagem era delegado da Polícia Federal quando se aliou a Jair Bolsonaro.
Gilmar Félix - 13.set.2023/Câmara dos Deputados

Cyro Garcia (PSTU)

Cyro Garcia, 69, foi fundador do PT, da CUT, da Conlutas e do PSTU. Ele é ex-bancário, historiador, professor e político. Garcia foi presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de 1988 a 1991. Em 1993, foi deputado federal por 10 meses, como suplente de Jamil Haddad.
UOL

Dani Balbi (PcdoB)

Danieli Christovão Balbi, 35, é a primeira mulher trans a compor a Assembleia Legislativa do Rio. Ela foi eleita deputada estadual em 2022, onde somou 65.815 votos. Militante do PcdoB há quase 20 anos, ela integra a direção nacional do partido.
Divulgação

Eduardo Paes (PSD)

O atual prefeito do Rio, Eduardo Paes, 54, tentará a reeleição. Em 2020, ele superou Marcelo Crivella (Republicanos) no segundo turno. O político busca chegar ao seu quarto mandato como prefeito da capital fluminense. Paes está no PSD desde maio de 2021.
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Juliete Pantoja (UP)

A Unidade Popular (UP) definiu Juliete Pantoja Alves, 34, como pré-candidata para a eleição Pantoja trabalha como educadora e é coordenadora do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas).
Reprodução

Marcelo Queiroz (PP)

Formado em Direito, Marcelo Queiroz, 39, foi eleito deputado federal nas eleições de 2022, quando somou 73.728 votos. O início da trajetória política aconteceu em 2012, ano em que foi vereador no Rio.
Reprodução

Otoni de Paula (MDB)

No seu segundo mandato como deputado federal, Otoni de Paula, 47, foi o 7º mais votado nas eleições de 2022. O pastor e cantor evangélico somou 158.507 votos. Otoni teve o seu primeiro cargo na política em 2016, como vereador do Rio, pelo PSC, com 7.801 votos.
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Pedro Duarte (Novo)

Eleito como vereador no Rio, Pedro Duarte, 33, está no seu primeiro mandato. Nascido em Duque de Caixas, na Baixada Fluminense, é formado em Direito pela PUC-RJ e tem pós-graduação em gestão pública pelo Insper.
Divulgação

Rodrigo Amorim (União)

Rodrigo Amorim, 45, é advogado e está no seu segundo mandato de deputado estadual. Amorim foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) por violência política de gênero contra a vereadora de Niterói Benny Briolli (PSOL) nesta semana.
Reprodução/Instagram

Tarcísio Motta (PSOL)

Na política, Tarcísio foi eleito vereador duas vezes, 2016 e 2020, ano em que foi o candidato com o maior número de votos, somando 86.243. Ele ainda lançou candidaturas ao governo do estado em duas ocasiões: 2014 e 2018.
Ide Gomes/Estadão Conteúdo
Publicado em 06 de Maio de 2024.