Objeto identificado

Sem misério: O que é um monólito?

Única pedra

A explicação básica do que é um monólito vem da geologia. A ciência define o monólito como uma estrutura geológica formada por uma única pedra de proporções monumentais. No Brasil, dois exemplos de monólitos naturais são a Pedra da Gávea e o monte do Pão de Açúcar.
Júlio César Guimarães/UOL

Rocha exposta

Os monólitos são resultado de erosões que expõem essas formações e que se tornam um grande bloco único de rocha exposto no terreno.
Jason Edwards/National Geographic Creative

Odisseia no Espaço

O autor Arthur C. Clarke e o cineasta Stanley Kubrick popularizaram o monólito na ficção científica. A dupla inseriu no filme "2001: Uma Odisseia no Espaço" um monólito preto, retangular e fosco, construído por extraterrestres como uma ferramenta de observação em planetas com potencial de vida inteligente.
Reprodução

Monólito de Utah

Em novembro de 2020, um monólito metálico brilhante foi encontrado em Red Rock Country, em Utah, nos Estados Unidos. Logo a notícia viralizou na internet e, cerca de uma semana depois, o objeto desapareceu. Mais tarde, um grupo de artistas chamado The Most Famous Artist assumiu a autoria da peça.
Utah Department of Public Safety

Maior do mundo

Uluru (ou Ayers Rock) é um dos ícones naturais mais conhecidos da Austrália e o maior monólito do mundo. A formação de arenito de renome mundial tem 348 metros (1.142 pés) de altura e mede 9,4 km (5,8 milhas) de circunferência.
Torsten Blackwood/AFP

Maior do Brasil

Já o maior monólito do Brasil é a Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro: são 844 metros de altitude. Outros monólitos no país são Pão de Açúcar (Rio), Pedra do Baú (São Paulo), Pedra da Galinha Choca (Ceará) e Serra do Jatobá (Paraíba).
iStock
Publicado em 07 de dezembro de 2020.
Edição: Mariana Tramontina