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Antes de abrir um negócio, enfrente os medos

O medo que muitas vezes é incapacitante pode impedir qualquer empreendedor de alcançar o sucesso - Thinkstock
O medo que muitas vezes é incapacitante pode impedir qualquer empreendedor de alcançar o sucesso Imagem: Thinkstock

Richard Branson

26/04/2012 00h01

O empreendedorismo exige um tipo especial de coragem – é necessário que você enfrente uma grande dose de incerteza ao lançar e manter o seu negócio. A capacidade de reconhecer os seus temores, de identificar as causas deles e de, a seguir, tomar decisões sobre como proceder pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso para uma nova companhia.

Mas todos sabemos que o medo pode ser totalmente incapacitante, especialmente as fobias. Aprender a superar as fobias pode ser útil no mundo empresarial, ajudando o indivíduo a identificar a diferença entre o medo não racional e o alarme que tem uma motivação razoável. Portanto, vamos enfrentar juntos os nossos medos!

Todo mundo tem os seus próprios demônios internos, mas os especialistas parecem concordar que duas das fobias mais comuns são o medo de voar e o de falar em público. Eu tenho sorte: voar nunca me incomodou, mas, por outro lado, vários dos meus voos em balão terminaram em aterrissagens aterrorizantes, de forma que eu posso sem dúvida entender esse medo.

No período inicial da Virgin Atlantic, muita gente iniciava os seus comentários sobre a nossa companhia aérea da seguinte forma: "Para uma pessoa que tem pavor de voar, eu tenho que confessar que gostei da viagem".

Uma passageira me disse que os vídeos exibidos durante o voo a ajudaram a desviar a atenção do fato de estar "sentada dentro de um tubo de metal, cortando os céus cegamente a 800 quilômetros por hora". Nós logo descobrimos que havia muitas outras coisas que poderiam ser feitas para ajudar a reduzir os medos das pessoas.

Alguns passageiros passaram a apreciar muito mais os voos depois que nós os deixamos sentar na cabine dos pilotos durante a decolagem e a aterrissagem. Os medos deles desapareceram quando viram os pilotos seguindo os procedimentos de segurança com o seu jeito calmo e profissional, e o fato de poderem ver o que se encontrava na frente da aeronave acabou proporcionando um grande alívio para muitos. Após os ataques de 11 de setembro de 2001, os passageiros não puderam mais entrar na cabine dos pilotos, de forma que nós procuramos outras soluções.

Nós descobrimos que programas de voo simulado, bem como aulas sobre como os aviões voam e a respeito do incrível histórico de segurança da aviação moderna, também surtiram efeito. Os cursos "Flying Without Fea" ("Voando sem Medo") da Virgin Atlantic atualmente contam com um índice de sucesso de 98%, e há vários outros programas do gênero. Whoopi Goldberg foi uma das várias celebridades dentre os mais de 2.000 passageiros nervosos que nós ajudamos todos os anos. Se Whoopi é capaz de voar, você também é!

Além disso, há os medos que só podem ser superados com a prática – para mim, o de falar em público. Isso costumava ser um tormento para mim, mas a situação melhorou.

Eu percebi pela primeira vez que teria que enfrentar os meus medos quando o já falecido Sir Freddi Laker me assessorou para que eu me tornasse a face pública da nossa nova companhia aérea. Eu me lembro de ter pensado a respeito dele, "é fácil para esse cara falar", já que eu me encontrava apavorado.

Provavelmente o melhor conselho que eu já dei sobre aparecer na televisão ou falar em público foi, "simplesmente imagine que você está em uma sala de estar conversando com alguém". Essa abordagem me ajudou bastante, embora eu talvez devesse me desculpar junto àqueles que tiveram que suportar as minhas primeiras tentativas.

Atualmente, sempre que possível eu procuro fazer sessões menos estruturadas de perguntas e respostas em vez das tradicionais palestras de 25 minutos. Isso não só me deixa menos nervoso, como eu descobri também que as pessoas na plateia se beneficiam muito mais quando podem formular perguntas em vez de ficaram sentadas pensando, "eu gostaria que ele tivesse falado sobre o assunto XYZ".

Ajudar os outros a superar os seus medos pode ser muito gratificante e instrutivo, à medida que nós encontramos soluções juntos. Eu sempre me senti confortável perto da água, e eu adoro ajudar amigos, hóspedes e funcionários na Ilha Necker a enfrentarem e conquistarem uma fobia que às vezes é embaraçosa para os adultos: o medo da água e de nadar. A maioria das pessoas que padecem dessa fobia não sabe nadar.

O filho de um amigo meu, um menino de cinco anos de idade, batizou as nossas aulas diárias na piscina de "Aulas de Afogamento do Tio Richard", mas eu jamais perdi nenhum aluno. Na semana passada, eu ajudei três adultos a aprender a nadar. Primeiro eu ajudo o aluno a superar o seu medo de colocar a boca e o nariz dentro d'água. Depois que eles superam esse obstáculo, a próxima etapa é convencê-los a prender a respiração um pouco debaixo d'água. Quando os alunos começarem a soltar bolhas alegremente, isso significa que eles estão a caminho de aprender.

O aluno mais famoso da minha pequena escola de natação é Desmond Tutu. Inicialmente o arcebispo era um aluno nada entusiasmado, mas era divertido ensiná-lo, e ele logo pegou o jeito. Eu aprendi com alunos como ele que a superação dos medos é frequentemente apenas uma questão de prática, de desejar tentar coisas novas, de enfrentar a incerteza – seja no pódio ou em uma piscina.

Franklin Delano Roosevelt tinha razão sobre as fobias quando disse, "a única coisa que nós temos que temer é o próprio medo". Fugir do medo só faz com que este se torne mais forte. Portanto, mobilize os seus aliados, se isto for necessário, e enfrente os seus medos gritando, "Dane-se. Vou fazer isso!". Você ficará surpreendido com aquilo que é capaz de realizar – tanto no trabalho quanto no lazer.

* Richard Branson é o fundador do Virgin Group e de companhias como a Virgin Atlantic, a Virgin America, a Virgin Mobile e a Virgin Active. Ele escreve e mantém o blog www.virgin.com/richard-branson/blog.