Topo

Quando é hora de sua empresa se tornar global e passar a exportar

NASA
Imagem: NASA

30/12/2015 00h01

Pergunta: Eu vivo na Coreia do Sul, um país com um mercado consumidor altamente desenvolvido e que nas últimas décadas experimentou um rápido crescimento nas exportações.

Eu gostaria de abrir um negócio exportador, mas não tenho nem formação em administração de empresas e nem experiência em comércio exterior (apesar de ter alguma experiência em varejo). Tenho alguns poucos parceiros na Coreia com conhecimento de negócios e que estão dispostos a ajudar.

Como devo começar meu negócio? Como devo procurar por parceiros no exterior? E como fazer com que confiem em mim?

–Alex Hunt, Coreia do Sul

Resposta: Sempre fico contente ao saber de pessoas com grandes ambições de negócios. Pessoalmente, sou um grande fã de exportações –de fato, até mesmo me associei ao governo britânico em sua iniciativa "Exportação é ÓTIMO", que encoraja novas empresas no Reino Unido a olharem além de nossas fronteiras e considerarem expandir seu alcance ao redor do mundo.

Como um empreendedor com ambições globais, é importante ter uma visão para o futuro, independente do estágio em que esteja sua empresa. Quando comecei nos negócios, meus primeiros mercados eram meus arredores imediatos –Shamley Green, depois Londres. Mas sempre fiquei de olho na expansão para outras áreas.

Quando lancei a revista "Student" na adolescência, minha atenção se voltou para uma distribuição nacional no Reino Unido. Quando minha equipe lançou a Virgin Records, nós tínhamos metas internacionais –nós chegaríamos lá primeiro vendendo discos de bandas de outros países, depois contratando artistas internacionais. Nós construímos lentamente nossos negócios até estarmos prontos para dar o próximo passo e expandir além do Reino Unido. Naquela época, foi preciso uma década para que a Virgin Records se tornasse uma empresa plenamente internacional.

Mas, Alex, isso não significa que você levará uma década para transformar seu próprio empreendimento em uma empresa global. Você tem acesso a uma ferramenta incrivelmente poderosa que não dispúnhamos: a internet. Hoje em dia, é possível vender quase tudo para qualquer um em qualquer parte do mundo com o clique de um mouse. E assim que você lançar seu negócio e chegar a hora de realizar negócios em uma escala maior, você pode facilmente fazer contato com pessoas pela internet capazes de ajudá-lo a crescer em outros países.

Vamos nos concentrar primeiro nos pontos básicos de seu negócio. Eu aconselho você a pensar muito sobre seu produto e por que deseja exportar. As exportações coreanas estão crescendo rapidamente, como você notou –mas acredito que você se concentrará em um setor em particular. Como estão as exportações desse setor?

Além disso, é importante ser honesto consigo mesmo sobre os impactos, tanto negativos quanto positivos, que a exportação pode ter sobre seu negócio. Por exemplo, se seu negócio realmente decolar em outro país, você estará preparado para lidar com a demanda adicional?

Pesquisa de mercado é crucial. Você provavelmente já realizou alguma pesquisa como parte de sua experiência em varejo, de modo que considere o que essa experiência lhe diz. Quando lançar seu novo negócio, você precisará saber onde concentrar seus esforços. Pergunte a si mesmo: de onde vêm as encomendas mais lucrativas? Qual é o volume de bens que os clientes estão comprando e por que estão comprando de você?

A Virgin não se tornou uma empresa internacional simplesmente despejando nossos produtos e serviços em novos países e esperando para ver o que acontece. Bem, preciso reconhecer que já ocorreu um pouco disso, mas apesar do entusiasmo ser importante, você precisa ter uma estratégia.

Tenha em mente de que quando se trata de logística, cada país tem suas próprias regras específicas e regulamentações em relação a exportações, e elas podem ser muito complexas. Escolha um país onde sua pesquisa indicou que há demanda para seus produtos. Então aprenda sobre que tipo de taxas terá que pagar e quais regras deve cumprir. Use esse país como ponto de partida para sua experiência.

Agora, quanto a ganhar a confiança de seus parceiros internacionais, a melhor coisa que pode fazer é demonstrar a eles que você tem uma estratégia sólida, que está dirigindo um negócio bem-sucedido e que está pronto para expandir para os territórios deles. Também vale a pena avaliar a possibilidade de parceria com agentes de exportação. Os agentes trabalham por comissão, mas eles facilitarão seu trabalho e o protegerão de ser roubado.

Finalmente, não subestime o impacto de encontros pessoais. Quando você estiver tentando fechar um negócio de exportação pelo telefone, considere viajar para se encontrar com seus parceiros potenciais pessoalmente. Os laços que você pode formar podem justificar o custo da viagem e uma visita pode resultar em ainda mais negócios. Além disso, você se divertirá viajando e pode até encontrar a inspiração para sua próxima grande ideia.

Os mercados globais são incrivelmente diversos e nem todos em todo país adorarão o que você faz –às vezes isso está além do seu controle. Mas ainda valem a pena o risco. Veja a Virgin Cola, por exemplo: nós não conseguimos competir com as marcas globais existentes, mas você pode se surpreender ao saber que a Virgin Cola ainda é vendida em países como Filipinas, Malta e Japão.

Você nunca saberá se tem uma marca global de sucesso em suas mãos a menos que dê esses primeiros passos!

Tradução: George El Khouri Andolfato