Paulinho diz que Dilma é hoje sua inimiga e promete apoiar oposição

O deputado federal Paulo Pereira da Silva, eleito por São Paulo, deixou ontem o PDT para se filiar ao novo partido que acaba de criar, o Solidariedade, e do qual será o presidente nacional. Seu objetivo é fazer oposição ao governo de Dilma Rousseff, a quem chama de “inimiga”.

Leia a transcrição da entrevista de Paulinho da Força ao UOL e à Folha

Paulinho da Força, deputado federal (Solidariedade-SP), participou do "Poder e Política", programa do UOL e da Folha conduzido pelo jornalista Fernando Rodrigues. A gravação ocorreu em 25.set.2013 no estúdio do Grupo Folha em Brasília.

Efeito do mensalão em 2014 deve ser pequeno, diz marqueteiro de Aécio

O antropólogo e marqueteiro político do PSDB, Renato Pereira, diz não acreditar que o mensalão “tenha muito impacto” na eleição de 2014. “A gente acabou de sair de uma eleição, em 2012, em que se teve todo o drama público do julgamento, acontecendo diante da televisão. Não vi nenhuma candidatura...

Renato: FHC é essencial, mas eleição é sobre o futuro(3:20)

A imagem do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não será negligenciada pela campanha do PSDB à Presidência da República em 2014. ?Ele é essencial?, diz Renato Pereira, publicitário da legenda. Porém o eleitor não quer discutir o legado, e sim o futuro, diz o marqueteiro. Ele sugere que o...

'Serra candidato ajuda oposição, mas é ruim para PSDB'(2:24)

Quanto mais candidatos da oposição disputarem as eleições presidenciais de 2014, maior força terá a oposição, avalia Renato Pereira, publicitário do PSDB. Indagado sobre a hipótese de o ex-governador José Serra se lançar na disputa pelo PPS, Renato diz que o cenário não seria o ideal para os...

'Candidatos não revelam o que pensam de temas morais' (2:24)

A presença de temas morais nas eleições de 2014, como aborto, drogas e casamento gay, é ?inevitável?, diz o publicitário do PSDB, Renato Pereira, que destaca o crescimento do segmento evangélico nos últimos anos entre o eleitorado. Ele afirma tratar-se de um debate reducionista e oportunista, mas...

Renato: Uso narrativa documental, pouco publicitária (1:44)

O marqueteiro político Renato Pereira, responsável pelas propagandas do PSDB, diz usar uma linguagem mais próxima do documentário do que da publicidade. Ele se contrapõe a Duda Mendonça e João Santana, que seriam adeptos uma escola ?em que a forma é particularmente importante e a linguagem...

Vida pessoal de Aécio não terá impacto, diz Renato (1:38)

O publicitário do PSDB, Renato Pereira, diz que as críticas sobre o estilo de vida do tucano Aécio Neves terão efeito limitado durante sua campanha à Presidência da República, em 2014. Para ele, o que se diz de Aécio não é ?plenamente verdadeiro?, comentando informações que circulam pela internet e...

Efeito do mensalão será pequeno em 14, diz Renato (3:49)

Renato Pereira, publicitário do PSDB, diz que o julgamento do mensalão não é um tema ?particularmente relevante? em termos eleitorais. Ele lembra que candidatos petistas que disputaram as eleições de 2012 não foram afetados pelo caso. Ele diz que é ?incontornável? falar sobre o tema, mas seu...

Principais trechos da entrevista com Renato Pereira (12:08)

O antropólogo e marqueteiro político do PSDB, Renato Pereira, diz não acreditar que o mensalão ?tenha muito impacto? na eleição de 2014. ?A gente acabou de sair de uma eleição, em 2012, em que se teve todo o drama público do julgamento, acontecendo diante da televisão. Não vi nenhuma candidatura do...

Íntegra da entrevista com Renato Pereira (80 min.)

O antropólogo e marqueteiro político do PSDB, Renato Pereira, diz não acreditar que o mensalão ?tenha muito impacto? na eleição de 2014. ?A gente acabou de sair de uma eleição, em 2012, em que se teve todo o drama público do julgamento, acontecendo diante da televisão. Não vi nenhuma candidatura do...

PSDB perdeu identidade popular, diz Renato (2:14)

O publicitário Renato Pereira, contratado pelo PSDB, diz que a legenda perdeu sua identidade popular na medida em que os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff reduziram as desigualdades econômicas e sociais e capitalizaram o feito para o PT. ?Acabou de alguma maneira se...

'Contato individual com eleitor será relevante em 14' (3:03)

Para o publicitário do PSDB, Renato Pereira, além das pesquisas qualitativas e quantitativas, o marketing político deve usar de maneira intensa a abordagem direta e individual com eleitores. O marqueteiro usou a técnica na campanha da oposição na Venezuela em 2012 e deve também replicar essa...

Marqueteiros são alvo de preconceito, diz Renato (1:53)

O publicitário do PSDB, Renato Pereira, rebate as críticas comumente dirigidas a marqueteiros dizendo que elas exprimem ?o preconceito da classe média ilustrada em relação à política?. Ele afirma que a comunicação política é importante para fazer com que os cidadãos tenham acesso aos princípios e...

Eleitor não é fiel a ninguém, afirma Renato (4:35)

O marqueteiro Renato Pereira já definiu o que considera ser a narrativa preponderante do candidato de oposição a presidente em 2014: reforçar no imaginário do eleitor as dúvidas sobre o futuro e a qualidade de vida no país. A síntese dessa ideia-força é a frase, sempre repetida por Aécio Neves em...