Robô da Nasa acha em Marte rocha que dá pista sobre a formação do planeta

Do UOL, em São Paulo

O robô Curiosity, da Nasa (agência espacial americana), encontrou durante sua primeira perfuração no monte Sharp, em Marte, um pó de rocha avermelhado com mais hematita do qualquer outra amostra obtida por ele ao longo da missão, que já completa dois anos.

A hematita, um mineral de óxido de ferro, dá pistas sobre as condições ambientais do planeta durante sua formação e já havia sido mapeada antes mesmo do robô pousar no planeta vermelho.

Ralph Milliken, da Universidade de Brown (EUA) e membro da equipe científica, explica que o robô chegou a uma parte da cratera Gale onde estão as informações mineralógicas que fizeram o local ser escolhido para pouso e investigação. 

A partir de agora, a análise do material recolhido ali vai ajudar a compreender a história geológica do local.

John Grotzinger, cientista do Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA) e responsável pelo robô, ressalta também que descoberta serve para orientar novas perfurações e ajuda a balizar hipóteses.

Grande parte do primeiro ano da missão do robô foi destinado a investigar uma área da cratera Gale chamada Yellowknife Bay, perto do local onde o Curiosity aterrissou. No local, foi encontrado um antigo leito de um lago com rochas que traziam evidências de água e outras condições ambientais favoráveis à vida microbiana bilhões de anos atrás. 

Ali, a amostra encontrada tinha 1% de hematita e grande quantidade de magnetita.

No começo do segundo ano, o Curiosity cruzou o planeta, indo de Yellowknife Bay para a base do monte Sharp, onde encontrou amostras bem diferentes das achadas no local anterior, com cerca de 8% de hematita e 4% de magnetita.

Magnetita se transforma em hematita quando há oxidação.

"Há mais oxidação nessa nova amostra", destaca o cientista David Vaniman, do Instituto de Ciência Planetária em Tucson, no Arizona (EUA), o que indica a presença de uma fonte de energia química para os micróbios.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos