Topo

Josias de Souza

Prioridade de Bolsonaro é reformar Paulo Guedes

Colunista do UOL

25/08/2020 12h38

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A pandemia virou a cabeça de Jair Bolsonaro. A estratégia do presidente mudou. Antes, tudo estava condicionado à agenda de reformas econômicas de Paulo Guedes. Agora, a prioridade de Bolsonaro é reformar o ministro da Economia, forçando-o a ajustar seu plano à nova prioridade do Planalto: os programas sociais. Bolsonaro utiliza a pandemia como trampolim para a reeleição.

Depois de assumir o governo sustentando que romperia com as expectativas anteriores, Bolsonaro impõe à pauta econômica uma administração caótica, adiando reformas inadiáveis. Na outra ponta, por onde escoam os gastos, o presidente não hesita em aplicar programas sociais de adversários.

Paulo Guedes costuma dizer que, nos governos tucanos e petistas, o Brasil foi aprisionado por um esquerdismo social-democrata. Disse que libertaria o país dessa prisão. No momento, o ministro tenta evitar que o populismo de resultados de Bolsonaro aprisione o seu liberalismo de gogó. Guedes precisa mostrar a Bolsonaro o óbvio: sem bilheteria não há circo.