Topo

Reinaldo Azevedo

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Coluna na Folha: A democracia fica mais segura com Bolsonaro sob ameaça

Jair Bolsonaro usa máscara com seu nome e o logo da Aeronáutica, em cerimônia no Planalto, em 23/03/2021. - Raul Spinassé/Folhapress
Jair Bolsonaro usa máscara com seu nome e o logo da Aeronáutica, em cerimônia no Planalto, em 23/03/2021. Imagem: Raul Spinassé/Folhapress

Colunista do UOL

26/03/2021 08h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Jair Bolsonaro só entende a linguagem da ameaça, seja como agente, seja como alvo. E, nesse particularíssimo sentido, agiu bem Arthur Lira, presidente da Câmara. O "mau militar" (segundo Ernesto Geisel) está, como chefe do Executivo, abaixo da crítica: não fosse o morticínio em massa, ele não valeria nem uma boa lista de insultos.

Com uniforme, seria inútil à guerra porque lhe falta raciocínio lógico, e todo tiro sairia pela culatra. Com o terno, não serve à paz. Está talhado para a arruaça e a briga de gangues. Não por acaso, o Exército o chutou. Ocorre que a política o capturou, e a Lava Jato o elegeu presidente. "Ah, foi o povo..." Eu sei. Segundo circunstâncias que não eram de sua escolha.

Até a semana passada, Bolsonaro buscava nos intimidar com um autogolpe. Lembro à margem: tinha parado com a tara "putchista" depois da prisão de Fabrício Queiroz. Voltou a roncar papo quando o STJ livrou a cara de Flávio. Corolário: ele só sabe ameaçar ou ser ameaçado. Há uma pulsão aí, que a psicanálise poderia dissecar, para horror do próprio. (...) Leia a íntegra na Folha.