Lula está na UTI do Sírio-Libanês-SP, depois de se submeter a craniotomia
![Lula e a nota do Sírio-Libanês: presidente está na UTI após cirurgia, que se deu sem intercorrências Lula e a nota do Sírio-Libanês: presidente está na UTI após cirurgia, que se deu sem intercorrências](https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/5e/2024/12/10/lula-e-a-nota-do-sirio-libanes-1733818713814_v2_900x506.jpg)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se submeteu, no começo desta madrugada, a uma craniotomia para a drenagem de uma hemorragia intracraniana, conforme nota do hospital, divulgada pouco depois das quatro da manhã desta terça no perfil do presidente no Instagram.
Segundo o informe, Lula sentiu dor de cabeça e fez um exame de ressonância magnética na unidade do hospital de Brasília. Constatado o sangramento, foi transferido para São Paulo para fazer a cirurgia, que se deu sem intercorrências, de acordo com a nota.
A craniotomia — que conheço bem porque fiz duas... — consiste na retirada de um pedaço do osso do crânio para acessar o cérebro, drenar abcessos ou para a extração de tumor no próprio crânio, como aconteceu com este escriba em 2006.
Lula está em boas mãos, sob os cuidados dos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
Ah, sim: a craniotomia deixa um buraco a mais na cabeça (ou dois...), além dos sete habituais. Mas nem por isso se vira um mau sujeito. Dá pra fechar depois com uma plaquinha de metal. E tudo fica bem. Que o presidente se recupere logo!
Registre-se: a internação na UTI assusta um tanto, mas que se saiba: não há hipótese de alguém se submeter a uma craniotomia, ainda que não se trate de uma cirurgia de alto risco, sem a monitorização permanente. E, pois, isso só é possível numa unidade intensiva.
Segue a íntegra da nota do Sírio-Libanês:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve ontem à noite (9/12) no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, para realizar exame de imagem após sentir dor de cabeça. A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19/10.
Foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, unidade São Paulo, onde foi submetido a craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências. No momento, o presidente encontra-se bem, sob monitorização em leito de UTI.
O boletim médico atualizado será emitido pela manhã. Coletiva de imprensa será realizada pela manhã também.
O presidente segue sob o acompanhamento de equipe médica, sob os cuidados do professor Dr. Roberto Kalil Filho e da doutora Ana Helena Germoglio.
Dr. Luiz Francisco Cardoso
Diretor de Governanta Clínica
Dr. Álvaro Sarkis
Diretor Clínico
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.