PUBLICIDADE
Topo

Tales Faria

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lula na Time: seria melhor evitar temas polêmicos, mesmo tendo razão

Tales Faria

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, ?Todos os Sócios do Presidente?, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Colunista do UOL

04/05/2022 15h46

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Em se tratando do eventual massacre na Ucrânia, o responsável será o presidente russo, Vladimir Putin. Mas, se for para apontar quem tem responsabilidade na guerra, aí também têm culpa o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o dos EUA, Joe Biden, e boa parte dos dirigentes da União Europeia.

Colocar bases da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na fronteira coma Rússia é mais do que uma simples provocação. Quando a Rússia ameaçou transformar Cuba numa base de mísseis ao lado dos EUA, O presidente John Kennedy quase deflagrou a Terceira Guerra Mundial.

Mas Lula também tem que se cuidar. Às vésperas de uma campanha eleitoral duríssima, como a que está travando no Brasil, não é hora de se meter a falar de temas polêmicos. E ele vem cometendo esse erro.