TixaNews

TixaNews

Opinião

O ratinho de Kassab

Kassab, Gilberto, o homem que mais ganhou prefeituras nas últimas eleições, resolveu dar mil declarações hoje para esquentar os tambores de 2026. Sobrou pesado para o Haddad. E quem apareceu? (Ou seria, não apareceu?) O Ratinho. Mas não qualquer ratinho. O Ratinho Júnior. A corrida já está valendo, BRASEW.

O cacique do PSD é conhecido por ser o homem que mais entende de política no mundo, digo, no Brasil. (Ele tem as manhas de ser articulador político do governo do Tarcísio e ter três ministérios no governo de Lula.) E todos sabem que ele só fala quando quer algo. NunKA Se SABe o que quer o Kassab. Quer derrubar ministros? Quer novos ministérios? Quer desembarcar do governo? Quer mesmo ganhar 2026 com Ratinho? Ou só botou um ratinho para roer a roupa do rei de Roma?

Só sei que Kassab foi hoje em um evento de banco e estava todo cheio das declarações. Vem ver:

  • Que o PT não está mais na condição de favorito porque pela primeira vez está perdendo popularidade no Nordeste;
  • Que o Lula não tem nenhuma marca de governo;
  • Que os partidos de centro estão criando uma alternativa para 2026 (Centrão quer sair do muro?);
  • Que Tarcísio quer se reeleger governador. (E eu que descobri que o centrão chama o Tarcísio de Dilma da direita? Juro. Qualquer hora eu conto por quê.)

Como quem não quer nada, Kassab soltou o nome de Eduardo Leite (chance menos cinco) e Ratinho Júnior (esse o Kassab quer muito porque é um candidato com baixa rejeição comparado com outros como Lula ou Bolsonaro. E Ratinho é do PSD. Não se perca, PSD é o partido do Kassab).

E por último, mas não menos importante, Kassab disse que o governo vai mal porque Haddad é um ministro da Fazenda fraco. E qual a reação do Haddad? "Não li essa declaração." Leia agora, Fernandinho Cabelo:

Hoje a gente vê dificuldade do ministro Haddad de comandar. Ele externaliza convicções e projetos, que acabam não se tornando realidade porque ele não consegue se impor no governo. Um ministro da Fazenda fraco não é um bom indicativo.Gilberto Kassab (PSD)

E o Ratinho Júnior?

Imagem
Continua após a publicidade

O Ratinho Júnior apareceu no discurso do Kassab, mas não apareceu em um evento no Palácio do Planalto. E tem gente dizendo que governo Lula ficou com pé atrás (sabe como é, PSD do Ratinho faz parte do governo com 3 ministérios). Era um evento para o anúncio de R$ 6,4 bilhões em financiamento do BNDES para obras em estradas no Paraná. (Para os Perdidos, Ratinho Jr é o governador do Paraná.)

Alguém avisa o Padilha também?

Imagem

Alexandre Padilha é o ministro da falta de relação institucional. Foi fritado à luz do dia pelo Lira, nosso Arthurzito que ainda manda na Câmara frigorífica. Lula manteve Padilha até agora porque, né? Não dá para entregar um ministro só por vontade do Lira. Mas hoje Padilha também estava trabalhado nas entrevistas e parecia bem resignado.

"Vou continuar contribuindo com o presidente Lula, onde ele achar que tenho que contribuir."

Para defender seu cargo de articulador com os novos líderes do Congresso, ele soltou essa:

Continua após a publicidade
Quero lembrar que votei no Lira, e o líder do governo [no Senado] votou no Pacheco. Portanto, eles também foram eleitos com votos de parlamentares e de ministros do governo. Acho que vamos ter um bom ambiente das relações institucionais. Não tem a ver individualmente com quem está na presidência da Câmara ou do Senado.Alexandre Padilha, Ministro da Secretaria de Relações Institucionais

Falou o homem fritado pelo Lira.

Mas o Padilha vai dançar, Tixa? Não sei, darling. Mas a entrevista foi ainda mais ilustrativa da situation do governo. Ele disse que não tem bala de prata, nem truques, para resolver a queda na aprovação do governo. E o papo do Padilha é aquele de que não é a primeira vez que eles governam e que já passaram por outros períodos de alta nos preços dos alimentos. E ainda exaltou Haddad na liderança do ambiente econômico para a equalização do câmbio.

Vai subir, subir lá no BC

Imagem

Enquanto isso, o Banco Central já sob o comando de Gabriel Galípolo subiu os juros em um ponto percentual. Galípolo era o número dois do Haddad e foi colocado no BC por Lula. Mas agora os juros, já nas mãos do Galípolo, subiram para mais de 13%, BRASEW.

Continua após a publicidade

O que alguns líderes do PT disseram? Que ainda era culpa do Campos Neves, ops, Campos Neto (o ex do BC e ex-gostosão geral da República). Então tá, né? Vamos esperar a próxima.

Bala de prata

Imagem
Imagem: Arte: TixaNews

O Padilha diz que não tem bala de prata, mas não se pode negar que o Haddad está cheio dos truques. Hoje o ministro da Fazenda anunciou uma proposta para ampliar o uso do FGTS como garantia de empréstimos em bancos. O ministro disse que o governo vai propor uma nova plataforma virtual para reduzir juros para o povo CLT. Seria mais de 40 milhões de pessoas beneficiadas.

E a taxa das blusinhas?

Imagem
Continua após a publicidade

Saiu hoje a conta. Governo arrecadou o valor recorde de quase 3 bilhões de realezas com imposto de importação, um aumento de 40% em relação ao ano anterior. Tudo por conta da taxa das blusinhas. Como será que o povo vai reagir com essa informação? Vai achar que foi truque ou que foi bala de prata?

Notícias da gringa

Desde 2019...
Desde 2019... Imagem: Arte: TixaNews

Está imperdível a análise do Thomas Friedman no New York Times sobre a gestão Donald Trump.

Entendo que Trump foi eleito para administrar melhor as fronteiras americanas e conter a lacração de esquerda. Mas que ninguém se iluda: a lacração de direita de Trump (impugnar veículos elétricos e energia renovável porque eles não se encaixam na ideologia MAGA e não são másculos o suficiente) é tão desprovida de bom senso e distante do interesse nacional quanto qualquer lacração cultural da esquerda.Thomas Friedman, colunista do New York Times
E adivinha quem está feliz da vida com a lacração do Trump? A China. Estão lá, faturando a inteligência artificial, promovendo o carro elétrico (que tem IA), fazendo muita energia renovável (a IA precisa de muita energia).
Continua após a publicidade

Esperto foi o presidente da COP no Brasil (COP é a conferência climática, darling) que outro dia disse que não faz mal os Estados Unidos abandonarem a questão ambiental e não quererem aparecer na COP. A China está aí pra isso.

O Trump não quer saber. Hoje disse que vai mandar os imigrantes ilegais para Guantánamo. Sim, a prisão para terroristas.

Vai dormir, BRASEW, que hoje eu estou acordada.

Imagem

Você já conhece a Tixa News?
Política contada de um jeito leve e divertido é aqui com a Tixa, darling. Todo dia, ou melhor, toda noite, o que acontece na política brasileira chega no seu canal preferido com o boletim #éNoiteNaCidade. Clique em LEIA MAIS e venha nos conhecer, darling!

Continua após a publicidade

Quem faz a Tixa: Josette Goulart, Marcelo Chello, Juliana Souza e Pedro Vedovato.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

16 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Antonio Augusto Garcia de Freitas

Engraçado sempre tive a impressão que o Kassab era abstemio. Porque nesta fala ele elogiou o Guedes ( inacreditável ) disse que o governo não tem marca etc. Será que ele estava falando das marcas do Governo Tarcisio, do qual ele faz parte direta? As marcas são aumentos de 600% nas contas de agua que, com a privatização iriam "baixar". Também tem São Paulo com apagões que duram semanas, enchentes recorrentes.  Além , é claro , das contas de luz extratosféricas. Também tem a marca da policia que mais mata inocentes - o Derrite não cai mesmo assim - está completamente envolvida com crimes e facções e nada acontece. Isto para ficar só em 3 "marcas"do Governo dele/Tarcisio. São centenas destas marcas. Será que colocaram algum alúcinogeno na agua que ele bebeu?

Denunciar

Nelson Vidal Gomes

Lula tem diante de si a oportunidade de praticar o único ato verdadeiramente de Estadista de seus três governos, que será a renuncia a favor de Alckmin. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

Denunciar

Anderson Louren o da Silva

Lula da extrema esquerda apoiado pela ultra esquerda só tem projeto de poder, seu regime de governo é fundamentalista de exceção.

Denunciar