Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Ratinho não vai entrevistar Bolsonaro na hora do debate na "Globo"

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

02/10/2018 17h07

Não é verdade que o apresentador Ratinho, do “SBT”, irá entrevistar o candidato Jair Bolsonaro (PSL) na noite de quinta-feira (4). Circula nas redes sociais e, principalmente, no WhatsApp uma montagem com a imagem do apresentador e o presidenciável pedindo para que o público assista à entrevista no “Programa do Ratinho” e não ao último debate presidencial do 1º turno, que será transmitido pela “TV Globo” no mesmo horário.

"Gente, o Ratinho vai entrevistar Bolsonaro na quarta dia 4/10. Vamos explodir a audiência. Divulguem no zap todo dia e nas redes sociais. Vamos acabar com a audiência da Globo do debate [sic]", destaca o texto na imagem. A montagem está com erro de informação, apontando o dia 4 de outubro como uma quarta-feira. Quarta é dia 3, quinta é 4. Não haverá entrevista em nenhum dos dias.

O “SBT” afirmou em seu portal que não procede a informação sobre a suposta entrevista. "A assessoria de comunicação do SBT nega a informação. Ou seja, o candidato não participará do Programa do Ratinho e não será entrevistado pelo comunicador", informou.

O apresentador também desmentiu a informação em um vídeo publicado em suas próprias redes sociais. “Meus amigos da rede social, estão dizendo aí, que é uma fakenews, mais uma, que eu estaria entrevistando algum candidato no meu programa de quarta-feira. Queria comunicar que isso não é verdade, isto é um fake news.”

O Comprova recebeu várias solicitações para verificação desta informação pelo WhatsApp. No Facebook, uma publicação com o boato no grupo "Eu Voto Bolsonaro" tem mais de 22 mil compartilhamentos.

A peça de desinformação foi verificada pelo próprio “SBT” e pela “Gazeta do Povo”, além de outros integrantes do projeto Comprova: UOL, “O Estado de S.Paulo”, “Gazeta Online”, “Nexo” e o “O Povo”.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.