Collor não disse que projeto Haarp muda o clima

É falso que o ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Melo (PTB-AL) tenha dito que o projeto Haarp seria "capaz de criar terremotos, tornados e furacões".

Vídeo que circula em post desinformativo usa recorte de sessão no Senado em que ele lê o comentário de um internauta.

O que diz o post

A publicação usa o recorte de Fernando Collor de Melo em que ele cita o projeto Haarp ao ler um comentário enviado pela internet.

O post é compartilhado com as seguintes frases sobrepostas: "Capaz de criar terremotos, tornados e furacões estão sendo utilizadas de forma perversa. Quem falou isso? Fernando Collor de Melo!!"

Por que é falso

Collor não disse isso como uma opinião dele. Ele estava lendo o comentário de um internauta identificado como Sergio Luís Peixoto, como é possível verificar nas notas taquigráficas da sessão do Senado da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do dia 4 de setembro de 2017 (aqui).

Na verdade, antes de reproduzir o comentário, ele disse que o internauta trazia algo do qual ele nunca ouviu falar. À época, Collor era senador. Seu mandato terminou em 2022 (aqui).

O que é projeto Haarp? Citado em teorias conspiratórias (aqui e aqui), o projeto Haarp ("High-frequency Active Auroral Research Program"), ou Programa de Pesquisa Ativa de Alta Frequência de Aurora, foi criado pela Universidade de Alaska Fairbanks nos anos 1990 para estudar ondas na ionosfera a partir de antenas. Em maio deste ano, o projeto Comprova desmentiu alegações que associavam as enchentes no RS ao sistema (aqui).

Viralização: No Instagram, um reels com o conteúdo desinformativo registrava mais de 120 mil reproduções e mais de 6.000 curtidas até esta segunda-feira (1º).

Continua após a publicidade

Este conteúdo também foi checado por Reuters e AFP.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no

Este conteúdo também foi checado por AFP e Reuters.

UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes