Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Post distorce contexto de áudio de Luana Piovani sobre 'antipetismo'

28.jul.2022 - Falas de Piovani se referem à disputa presidencial de 2018 - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Facebook
28.jul.2022 - Falas de Piovani se referem à disputa presidencial de 2018 Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Facebook

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

15/08/2022 18h51

Um áudio da atriz Luana Piovani sobre a percepção dela em relação ao "antipetismo" por lugares que visitou no Nordeste circula nas redes sociais como se as declarações fossem recentes e relacionados à disputa de 2022. As falas da artista são verdadeiras, porém, antigas. A artista se refere à eleição presidencial de 2018.

Repercussão. A postagem, que circula desde 28 de julho no Facebook, conta com mais de 3,2 mil reações e 2,3 mil compartilhamentos, com a seguinte legenda: "Agora vai ser no 1º turno. #FechadoComBolsonaro2022".

O que Luana diz? No áudio, a artista fala sobre sua percepção em relação ao "antipetismo" nos encontros em que participou durante a turnê de uma peça pelo Nordeste.

"Gente, por coincidência eu estou em turnê pelo Brasil com a minha peça. Então, eu estava em Fortaleza, depois Juazeiro do Norte e agora estou em Salvador. O bicho está pegando aqui em cima, viu? Eu estou muito impressionada com o antipetismo. O discurso de todos os meus amigos é o mesmo, eu fico calada na mesa porque é tão... Eles falam assim: 'A gente segura. Ele não é o ideal. A gente aguenta ele por quatro anos só para desfazer a máquina do PT de matar gente e roubar dinheiro'. Então todos, o Nordeste inteiro, não conheci uma pessoa que não seja Bolsonaro. Aqui no nordeste as pessoas estão com ojeriza do PT. E as pessoas acham que ele [Bolsonaro] é a única solução. Ninguém fala de Marina. Ninguém fala de Alckmin. Só se fala de PT e Bolsonaro. Eu estou impressionada. A força dele é gigantesca"

A origem. O áudio é verdadeiro, mas foi gravado e vazado em 2018. O jornalista Amaury Júnior publicou em seu blog as declarações da artista em 27 de setembro daquele ano, quatro dias depois de a atriz apresentar a peça "Ela ainda está aqui", em Salvador.

A atriz mora desde 2018 em Portugal, mas antes de se mudar, ela comentou em 3 de outubro que apoiava naquele ano a candidata da Rede, Marina Silva - que hoje não concorre mais uma vez à Presidência, pois vai disputar uma vaga na Câmara dos Deputados por São Paulo. Já Geraldo Alckmin, também citado no áudio, hoje está no PSB e é vice na chapa encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O UOL Confere procurou a assessoria de imprensa da atriz por email, mas não houve retorno.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.