Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo de bolsonaristas em shopping é de 2018; ato ocorreu em BH

17.nov.2022 - Manifestação bolsonarista aconteceu em 2018 no shopping Diamond Mall - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
17.nov.2022 - Manifestação bolsonarista aconteceu em 2018 no shopping Diamond Mall Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

17/11/2022 16h45Atualizada em 17/11/2022 18h39

É falso que bolsonaristas protestaram no shopping Iguatemi, em São Paulo, após uma mulher ter sido abordada por usar a bandeira do Brasil no local. A abordagem realmente aconteceu, mas no JK Iguatemi, no último dia 12, e o vídeo que acompanha postagens recentes nas redes sociais mostra um ato de 2018 ocorrido no shopping Diamond Mall, em Belo Horizonte (MG).

O que dizem os posts? Publicações compartilhadas ontem (16) no Facebook e no Twitter, acompanhadas do vídeo antigo, contam com a seguinte descrição: "Foram proibir de entrar com a bandeira do Brasil no shopping Iguatemi. Olha no que deu!".

Os responsáveis pelas publicações se referem à abordagem no JK. Na ocasião, um funcionário disse à mulher que não era permitida a entrada no empreendimento com bandeiras. Após a repercussão do caso, o shopping divulgou um comunicado nas redes sociais afirmando que a manifestação da mulher não configurava violação do código de conduta do empreendimento. Não houve, no entanto, protesto coletivo no local após o episódio.

Ato ocorreu em 2018. Notícias e vídeos compartilhados nas redes sociais mostram que a manifestação mostrada nas publicações recentes ocorreu, na verdade, em 5 de outubro de 2018, no shopping Diamond Mall, em Belo Horizonte (MG), em apoio ao então presidenciável Jair Bolsonaro. O vídeo, portanto, não tem nenhuma relação com a mulher abordada no JK Iguatemi no último dia 12.

Fotos que mostram a estrutura de cada shopping também reforçam que a manifestação ocorreu no Diamond Mall, em Belo Horizonte.

Manifestação aconteceu no shopping Diamond Mall (à esq.), em BH, não no shopping JK Iguatemi (à dir.), em SP - Arte/UOL sobre Divulgação - Arte/UOL sobre Divulgação
Manifestação aconteceu no shopping Diamond Mall (à esq.), em BH, não no shopping JK Iguatemi (à dir.), em SP
Imagem: Arte/UOL sobre Divulgação

Mentira sobre vitória na Austrália. Em 5 de outubro deste ano, o UOL Confere já havia desmentido outra publicação, que utilizava o mesmo vídeo, para afirmar que brasileiros comemoravam a vitória de Bolsonaro na Austrália no primeiro turno das eleições 2022.

Alcance. A publicação falsa no Facebook, compartilhada ontem, conta com 7,8 mil visualizações, 140 comentários e mais de 1 mil reações. Já a postagem no Twitter, também feita ontem, tem 16,7 mil curtidas e 5,3 mil retweets.

O UOL Confere considera como falso conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.