Não há provas que Messi pagou fiança para tirar Daniel Alves da cadeia

Não há informações que associam o jogador de futebol argentino Lionel Messi ao pagamento da fiança do ex-lateral brasileiro Daniel Alves, que deixou a cadeia na Espanha em março de 2024, após mais de um ano cumprindo pena por estupro.

A imprensa espanhola reportou que um grupo de amigos pagou a taxa de cerca de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,92 milhões, na cotação atual), mas Messi não foi mencionado como parte dele. O argentino também não fez comentários sobre a condenação do ex-colega.

O que diz o post

Uma publicação no Facebook exibe uma montagem com as imagens de Daniel Alves e Lionel Messi.

Acima da imagem, um texto atribui o seguinte pronunciamento ao brasileiro: "Não preciso dizer isso, mas vou dizer: 'Fui traído pelo meu clube de infância, o Barcelona'. Todos os meus amigos me traíram, mas quem me apoiou financeiramente na prisão foi Messi. Nomeou dois advogados para me defender em Barcelona e sempre me perguntou quais eram as minhas condições na detenção. Enviou-me um cobertor com a nossa foto. 'Foi Messi quem pagou a primeira fiança, a segunda foi paga pelo Memphis Depay e Messi também pagou a fiança de Ronaldinho'".

Por que é falso

Não há relação entre Messi e fiança que foi paga. Em 20 de março, a Justiça espanhola aceitou um pedido da defesa do brasileiro e concedeu liberdade provisória em troca de uma fiança estipulada em 1 milhão de euros (aqui). Como o patrimônio de Daniel Alves estava bloqueado em razão de outros problemas judiciais (aqui), o valor foi pago por um grupo de amigos, segundo reportou o jornal catalão La Vanguardia (aqui). A informação não foi confirmada por Alves. O grupo tinha a participação do jogador holandês Memphis Depay, companheiro do brasileiro em sua segunda passagem pelo Barcelona, mas Messi não foi mencionado na reportagem.

Argentino não comentou prisão do ex-colega. Não há registros na imprensa de que Messi tenha comentado publicamente a sentença aplicada a Daniel Alves ou sua saída da cadeia. Os dois atuaram juntos no Barcelona durante oito temporadas.

Fiança de Ronaldinho também não foi paga por Messi. O próprio argentino negou essa afirmação em seu perfil no Instagram (aqui), onde compartilhou uma publicação que dizia e adicionou o texto "mentira". Ronaldinho passou cinco meses preso no Paraguai em 2020, depois de entrar no país usando um passaporte falso (aqui).

Viralização: Até sexta-feira (28), uma publicação desinformativa com esse conteúdo no Facebook tinha 64 mil reações, 7.300 comentários e 1.800 mil compartilhamentos.

Continua após a publicidade

Este conteúdo também foi checado por Boatos.org (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes