Anitta não disse ter sido pressionada para se posicionar contra Bolsonaro

É falso que a cantora Anitta afirmou ter sofrido uma "pressão imensa" para declarar voto contrário a Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2018, quando o ex-presidente foi eleito.

A declaração foi extraída de uma entrevista da cantora, mas ela não havia sido questionada sobre seu posicionamento político, e sim sobre a saúde mental no período da pandemia de covid-19. Anitta não declarou voto nas eleições de 2018.

O que diz o post

Uma publicação no Instagram exibe um vídeo de Anitta sobreposto à captura de tela de um texto com o título: "Anitta diz que foi pressionada para ser contra Bolsonaro", e pela frase "Pressionada, quem acredita?".

No vídeo ao fundo, a cantora afirma: "Nessa eleição de agora, desse momento, não tem outra saída, eu votaria até na minha priminha de 15 anos para não ter no controle uma pessoa que estimula os outros a tratar as pessoas desse jeito. Eu nunca vi tanto desrespeito, isso vai fazer o país virar um lugar onde todo mundo xinga todo mundo. Pelo amor de deus, eu voto em qualquer pessoa que pensa diferente disso".

Por que é distorcido

Vídeo é de 2022, enquanto texto com a desinformação é de 2024. O vídeo usado no post utiliza trechos de uma live de Anitta com Filipe Ret (aqui e aqui). Já o texto com a desinformação foi publicado em 24 de junho de 2024 e distorce declarações da cantora em uma conversa com a influenciadora Bianca Andrade, a Boca Rosa (aqui e aqui).

Anitta não falava sobre eleições e nem citou Bolsonaro. Na participação da cantora no quadro "No Corre da Make" (aqui), a empresária Bianca Andrade a questiona sobre sua saúde mental e preocupações sociais durante a pandemia de covid-19. Anitta respondeu que se sentia pressionada no período. Leia o diálogo:

Boca Rosa: "O quanto você amadureceu a autoconfiança dentro de você, mas também foi amadurecendo seu compromisso social com as pessoas, com o país? Porque foi muito interessante observar você na pandemia trazendo educação política para as pessoas, e isso mexeu com seu psicológico? Mexer com algo tão barulhento quanto a política no Brasil?"

Anita: "Mexeu muito comigo a época da pandemia, porque as pessoas estavam fazendo uma pressão muito grande sobre todo mundo. Fiquei ouvindo demais os outros, fiquei preocupada demais. A gente fica com a sensação de que a culpa de tudo é nossa, por causa dessa bolha da internet. Eu acho que a gente tem condição de mudar muita coisa, mas a gente tem que entender que a sociedade é um grupo, todo mundo tem responsabilidades."

Continua após a publicidade

Publicação acrescenta contexto inexistente. O texto usado no post desinformativo associa essa declaração às eleições de 2018, que não foram citadas na entrevista. "A cantora Anitta relembrou a pressão que sofreu em 2018 para se posicionar nas eleições presidenciais contra o então candidato Jair Bolsonaro", diz o site, que em seguida reproduz a fala de Anitta.

Cantora não declarou voto em 2018. Anitta chegou a ser questionada por fãs por não se posicionar publicamente a respeito do segundo turno das eleições presidenciais, disputado entre Bolsonaro e Fernando Haddad (PT). Em 2022, a cantora anunciou apoio à candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (aqui).

Viralização: O post desinformativo no Instagram alcançou 93,4 mil visualizações, 7.562 curtidas e 1.820 comentários até sexta-feira (28).

Este conteúdo também foi checado pela Lupa (aqui) e Reuters (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes