Alok não instigou público para coro contra Bolsonaro em show
Letícia Mutchnik
Colaboração para o UOL, de São Paulo
30/08/2023 18h50
É falso que o DJ Alok tenha instigado o público a um coro contra o ex-presidente Jair Bolsonaro durante show em Copacabana.
Não há qualquer registro de que Alok tenha se manifestado politicamente no show. A performance foi transmitida pelo Globoplay e pelo Multishow.
O que diz o post
"PÚBLICO DE ALOK FAZ ARRASTÃO EM COPACABANA APÓS XINGAR BOLSONARO", é o texto que acompanha o vídeo viral.
Na gravação, o autor da desinformação diz: "Mais um grande artista preocupado com a política do Brasil e esquecendo-se de se preocupar com a segurança do seu público no seu próprio show. Parabéns, Alok. Certamente a Turminha do 'Faz o L' que você apoia deve ter ido ao seu show, porque eu nunca vi tantos vagabundos destruindo o Rio de Janeiro, Copacabana, na minha vida. Parabéns".
Em seguida é compartilhado uma sequência de vídeos de arrastão após o show do DJ.
O autor, então conclui: "Aí fica a pergunta, ô DJ, quantos por cento de tudo que você arrecadou com esse show milionário em Copacabana você vai destinar para o público que foi assaltado covardemente? Para o lojista que teve sua loja destruída, depredada em Copacabana? E para o patrimônio público do Rio de Janeiro?
Sobreposto às imagens aparece o print de uma matéria do UOL, cujo título é: "Rock in Rio: Alok faz discurso e público responde com ofensa a Bolsonaro".
Por que é falso
Reportagem usada em post é de 2019 (aqui). Segundo a matéria do UOL, a plateia assistia a um show no Rock in Rio e xingou Bolsonaro após um discurso do DJ que não citava o ex-presidente. Após a manifestação do público, Alok chegou a pedir respeito. Aquela edição do festival foi marcada por manifestações políticas em diversas apresentações.
Nas transmissões do show, não há, em nenhum momento, discurso de Alok contra o ex-presidente. A performance foi transmitida pelo Globoplay (aqui) e pelo canal do YouTube do Multishow em trechos (aqui).
No próprio Instagram, Alok comentou os episódios relacionados a arrastões durante o "Show do Século", em agosto de 2023. Ele disse que eram falsas as alegações de que ele teria feito um discurso político ao longo do show. "É uma grande mentira", disse.
A plateia, de fato, xingou Bolsonaro em show de 2019. No evento Alok disse que fez um discurso "pautado nos ensinamentos de Jesus, de amar ao próximo e não praticar o ódio".
Arrastões aconteceram após o "Show do Século". Foi, inclusive, divulgado que cerca de 500 pessoas foram detidas durante o evento e foram apreendidos em pontos de revista 150 materiais classificados como "perfuro cortantes", como facas, alicates, estiletes e bisturis (aqui).
Algumas das imagens de arrastões exibidas no post foram veiculadas pelo Splash UOL (aqui). No vídeo compartilhado no Instagram, Alok comentou sobre os arrastões, afirmando considerá-los um problema social.
Viralização. Compartilhado no Facebook em 27 de agosto, o conteúdo soma hoje (30) 6,2 mil curtidas, 1,2 comentários, 1,8 mil compartilhamentos e 54,3 mil visualizações nas últimas 24 horas. A desinformação também foi compartilhada pelo deputado estadual do Rio de Janeiro Thiago Gagliasso (PL) no mesmo dia, sua publicação teve 1,1 milhão de visualizações, 93,1 mil curtidas e 6,5 mil comentários.
Conteúdos similares também foram checados pelo Estadão Verifica.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news