É antigo vídeo em que Bolsonaro aparece com multidão em Belo Horizonte

Um vídeo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece ao lado do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), nas ruas de Belo Horizonte, não é recente, como sugerem publicações nas redes sociais. A filmagem foi feita na véspera do 2º turno da disputa presidencial do ano passado.

O que dizem os posts

O vídeo compartilhado no Instagram mostra Bolsonaro e Zema cumprimentando apoiadores em cima de um carro. Depois, eles descem e caminham em direção à multidão, separada por grades. O ex-presidente está vestido com uma camisa da seleção brasileira, personalizada com o número "22".

"Bolsonaro hoje em BH. Bolsonaro hoje em Belo Horizonte, Minas Gerais! Ta (sic) bonito demais esse último dia!", diz o texto inserido no vídeo.

Uma publicação no TikTok traz o mesmo vídeo com a afirmação de que é recente, além do texto: "É o presidente do povo, inteligente, ordeiro e limpo. O verdadeiro povo btasileiro (sic)".

Por que é distorcido

O mesmo vídeo aparece em outra publicação no TikTok, feita em 29 de outubro de 2022 (aqui). Uma reportagem do UOL publicada na época mostra o momento em que Bolsonaro e Zema cumprimentam os apoiadores, em outro ângulo (aqui).

O texto "ta (sic) bonito demais esse último dia" também sugere que o vídeo não é recente. O passeio pelas ruas de Belo Horizonte foi o último ato de campanha do então candidato do PL na eleição presidencial de 2022. O número 22 na camisa usada por Bolsonaro é uma referência ao seu número na urna eletrônica.

O vídeo voltou a circular descontextualizado em meio à visita do ex-presidente a Belo Horizonte (aqui). Ele recebeu o título de cidadão honorário de Minas Gerais na segunda-feira (28). Nas imagens divulgadas pelos veículos de comunicação sobre a recente passagem de Bolsonaro na cidade mineira ele não aparece vestido com a camisa da seleção brasileira (aqui, aqui e aqui).

Viralização. A publicação distorcida no Instagram, compartilhada ontem (29), registra 76,4 mil visualizações, 15,7 mil curtidas e 1.587 comentários. A postagem com o mesmo vídeo no TikTok, também feita na terça-feira, tem 13,7 mil visualizações e 416 curtidas.

Continua após a publicidade

Já o post no Kwai, publicado ontem, registra 64,7 mil visualizações, 10,1 mil curtidas e 3,2 mil comentários.

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos e Lupa.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes