Crítica a bloqueio de verbas no Ibama não foi para Lula, mas a Bolsonaro
Letícia Mutchnik
Colaboração para o UOL, em São Paulo
05/09/2023 17h33
Um post distorce uma declaração da ex-ministra do Meio Ambiente (2010-2016) Izabella Teixeira para acusar o governo Lula de ter bloqueado os repasses ao Ibama. A crítica, na verdade, foi feita em 2022 e era direcionada ao governo de Jair Bolsonaro.
O trecho que vem sendo compartilhado foi retirado de entrevista à imprensa concedida pelo grupo de trabalho de Meio Ambiente do governo de transição.
O que diz o post
A postagem compartilha um vídeo no qual a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira diz que não haveria mais verba para que o Ibama realizasse ações contra o desmatamento e o garimpo. O post tem sido compartilhado fora de contexto para sugerir que esse seria um problema encontrado durante o governo Lula.
"Não tem dinheiro para prevenção nenhuma. Acabou, aliás, acabou de sair, tava lendo aqui no Ofício do presidente do Ibama suspendendo todas as atividades do Ibama porque não tem dinheiro. Acabou o licenciamento. Ninguém viaja para mais nada do Executivo, do Ministério do Meio Ambiente, porque bloqueou todo o dinheiro que estava disponível. Então o que nós estamos falando aqui não tem nenhum exagero", afirma Teixeira.
Sobreposta a gravação está escrito: "Ibama não tem dinheiro para nenhuma ação".
"Cadê o dinheiro do #IBAMA #lula?", diz a legenda da publicação.
Por que é distorcido?
A fala não é atual. O discurso foi feito em dezembro de 2022 e se referia aos cortes realizados pela gestão Bolsonaro na área. Teixeira foi ministra de 2010 a 2016, durante os governos de Lula e Dilma Rousseff
O trecho que vem sendo compartilhado foi retirado de entrevista à imprensa concedida pelo grupo de trabalho de Meio Ambiente do governo de transição (aqui) - a fala dela começa aos 22 minutos. Na época, Teixeira denunciava que funcionários do Ibama estavam inseguros sobre a continuidade do trabalho após um bloqueio de R$ 12,6 bilhões do órgão (aqui).
Na última quarta-feira (30), prefeitos entraram em greve para reivindicar aumento nos repasses da União aos municípios (aqui). Desde então, passaram a circular nas redes sociais falsos vídeos de protestos e alegações enganosas que sugerem que o governo Lula estaria cortando verbas de vários setores.
O UOL Confere já checou desinformações sobre supostos cortes de recursos durante o governo Lula (aqui).
Viralização. Compartilhado no Instagram há dois dias, o conteúdo soma 5,3 mil curtidas, 2,8 mil comentários e 147,5 mil visualizações em 24 horas.
A postagem também foi checada pelo Aos Fatos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
5 dicas para você não cair em fake news